VILA REAL Transmontanos estão «orgulhosos» pelo cardeal natural da região


VILA REAL
Transmontanos estão «orgulhosos» pelo cardeal natural da região
Mai 21, 2018 - 17:39
Bispo de Vila Real felicitou D. António Marto em nome dos seus conterrâneos




Vila Real, 21 mai 2018 (Ecclesia) – O bispo de Vila Real disse a D. António Marto que os transmontanos se sentem “orgulhosos” pelo facto do Papa o ter nomeado cardeal, referindo que a notícia foi recebida com júbilo e gratidão” na região.
Numa mensagem enviada em nome dos diocesanos, D. Amândio Tomás recorda o percurso do novo cardeal, a quem pedem “fidelidade e intervenção”.
“Em nome da Diocese de Vila Real, onde nasceste, cresceste, estudaste e serviste, como distinto formador de sacerdotes e leigos, que tanto te admiram, venho felicitar-te e dizer que a notícia foi recebida, com gratidão e enorme júbilo, entre nós”, escreve D. Amândio Tomás.
“Muitos me pedem para te saudar, muitos se sentem orgulhosos do transmontano que o Senhor chamou a servir em Leiria – Fátima e o Papa Francisco, agora, chamou a servir mais de perto, pedindo-te redobrado conselho, fidelidade e intervenção, simbolizadas na púrpura que não é teatro de vaidades, mas convicto testemunho até ao martírio”, acrescenta.
D. Amândio Tomás acrescentou que recebeu a notícia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Real, onde D. António Marto foi ordenado bispo, a 11 de Fevereiro de 2001, na presença de D. António Montes Moreira, também transmontano.
“Ao comunicar, no início da Eucaristia, aos fiéis e aos sacerdotes a notícia, todos rejubilaram, rezaram por ti e continuam a associar-se à alegria geral da Igreja Diocesana, que te preza, te admira e te deseja os melhores êxitos e a protecção de Deus, no serviço, que és chamado a prestar à Igreja e ao nosso querido Papa Francisco, como Cardeal da Santa Igreja Católica e Romana”, referiu.
O Papa Francisco anunciou este domingo a decisão de convocar um consistório público para a criação de 14 cardeais (11 eleitores) a 29 de junho, no Vaticano.
O bispo de Leiria-Fátima, de 71 anos, está à frente da diocese desde 2006, tendo recebido na Cova da Iria os Papas Bento XVI (2010) e Francisco (2017), este último no Centenário das Aparições de Fátima.
PR

Comentários

Mensagens populares