FAMÍLIA JOVENS: Milhares de jovens portugueses participaram no inquérito do Sínodo 2018


FAMÍLIA
JOVENS: Milhares de jovens portugueses participaram no inquérito do Sínodo 2018
O Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou no último dia da Assembleia Plenária Pascal, realizada este mês de abril, que “milhares” de jovens portugueses responderam ao inquérito preparatório do Sínodo dos Bispos onde  se  destaca “um interesse muito acentuado pela família”.
“O Documento, em geral mostra da parte dos jovens, por exemplo, um interesse muito acentuado pela família e por tudo o que possa significar iniciação à vida familiar, a formação familiar”, disse D. Manuel Clemente.
Segundo o Presidente da CEP “um interesse à vida familiar muito forte” foi um dos pontos que se realçou nas respostas dos jovens.
“Porque em geral são jovens das paróquias, dos movimentos católicos, requer uma atenção reforçada à vertente da preparação para o matrimónio”, assinalou.
Aos jornalistas destacou a “adesão significativa” das estruturas da pastoral juvenil em Portugal, como em todo o mundo, na resposta ao questionário preparatório do próximo Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, em outubro de 2018.
Foram “milhares”de jovens que contribuíram para um documento que, “diocese por diocese”, reflecte particularidades” das 20 dioceses portuguesas.
 O presidente da CEP, D. Manuel Clemente, afirmou também que há “apelos fortes de acompanhamento mais próximo de eclesiásticos”, mas também de pessoas mais velhas “da comunidade cristã”.
No comunicado final lê-se: “A Assembleia tomou conhecimento da síntese das respostas das dioceses ao questionário de preparação. (…) Trata-se de um documento enviado à Secretaria Geral do Sínodo como contributo da CEP para a elaboração do trabalho para a assembleia sinodal.
Os bispos portugueses nomearam também para o próximo triénio o padre Filipe José Miranda Diniz, da Diocese de Coimbra, para director do Departamento de Pastoral Juvenil: Nasceu a 31 janeiro de 1982, na localidade de Corticeiro de Cima, em Cantanhede (Coimbra) e foi ordenado sacerdote dia 2 de março de 2008.  In NOTICIAS DA BEIRA 05 maio 2018.


Comentários

Mensagens populares