NOTAS DO MEU DIÁRIO 57
VIMIOSO - PINELO: PADRE VIRIATO MATOS (12.10.1938-08.10.2009)

O P. Viriato Augusto Fernandes de Matos, filho de José Joaquim de Matos e de Maria da Trindade Fernandes, nasceu em Pinelo, diocese de Bragança‑Miranda, em Portugal, em 11 de Dezembro de 1938. Estudou nos Seminários da Sociedade Missionária. Fez o Juramento missionário em 31 de Julho de 1960 no Seminário das Missões de Cucujães e ali foi ordenado sacerdote em 15 de Agosto de 1964.

Até 1978 foi professor, prefeito, vice-reitor e reitor do Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, acumulando também, de 1974 a 1980, as funções de membro do Conselho Geral da Sociedade Missionária. De 1978 a 1982 foi director espiritual do Seminário da Boa Nova, em Valadares, e pároco, ao mesmo tempo, da freguesia local de Vilar do Paraíso.

Em 1983 partiu para Angola e trabalhou oito anos na paróquia de Santa Ana, na periferia de Luanda, sendo o responsável arquidiocesano da juventude. Foi professor em diversas escolas da cidade e manteve programas de música na televisão oficial. Em 1991 voltou a Portugal para Ecónomo Geral da Sociedade Missionária, funções que exerceu até à morte. Simultaneamente foi membro do Conselho Geral da Sociedade, eleito em três Assembleias Gerais. Era director da revista Igreja e Missão. E tinha colaboração mensal na revista BOA NOVA, numa coluna que era muito apreciada pelos leitores. Eu, algumas vezes o acompanhei a Pinelo, para podermos “por a escrita em dia”, isto é, para “desabafar nossas mágoas e sofrimentos”, que a vida dói a todos.

Dinâmico e criativo, colaborou em muitas paróquias e movimentos de Lisboa, sendo, por duas vezes, membro do Conselho Presbiteral do Patriarcado. Participou activamente nas Semanas Missionárias das Obras Missionárias Pontifícias, e era zeloso ecónomo da Logomédia, em nome dos Institutos.
Todo o seu dinamismo pastoral, quer na África, quer na Europa, nascia de sentida espiritualidade, vivida e cultivada ao longo de toda a vida.

Os últimos meses foram de sofrimento, após melindrosa operação cirúrgica, qu ce não conseguiu debelar o mal. Faleceu em Lisboa, no Hospital da CUF, em 08 de Outubro de 2009. Tive a oportunidade de o visitar na véspera juntamente com 3 amigos comuns. Foi mesmo a despedida. Com ele rezamos o PAI NOSSO, e procuramos rezá-lo com verdade e na simplicidade de uma vida a apagar-se: LOUVOR A DEUS que nos dá tudo e PERDÃO  a todos os que Deus permite que errem para nos fortalecer na FÉ. E em silêncio depois de cumprimentarmos a enfermeira saímos os 3: AS|AR|SG.
Pelo grande trabalho e dedicação ao Seminário de Cernache do Bonjardim, o funeral parou na igreja do Seminário das Missões onde foi celebrada Eucaristia. Está sepultado em Pinelo, sua terra natal, por vontade sua e da família. 

Comentários

Mensagens populares