PERSEGUIÇÃO Indonésia: Cristãos de Surabaya saíram cambaleando após ataques suicidas


PERSEGUIÇÃO
Indonésia: Cristãos de Surabaya saíram cambaleando após ataques suicidas
Polícia indonésia aperta segurança em igrejas e escolas após atentados
16 de maio de 2018 

Rosalia Siswaty tem uma foto de seu sobrinho, Aloysius Bayu Rendra Wardhana, que foi morto em 13 de maio enquanto tentava impedir que homens-bomba entrassem na Igreja Católica de Santa Maria. (Foto de Ryan Dagur / ucanews.com)







Os cristãos na segunda cidade da Indonésia, Surabaya, dizem que a comunidade está lutando para se recuperar do choque e das perdas sofridas após os ataques suicidas em três igrejas em 13 de maio.

Os ataques, levados a cabo por membros de uma única família com ligações ao grupo do Estado Islâmico, mataram inicialmente 13 pessoas e deixaram dezenas de feridos. Alguns dos bombardeiros incluíam crianças pequenas.
Outro ataque à sede da polícia no dia seguinte por outra família - incluindo uma menina de 8 anos - deixou pelo menos quatro mortos e 10 feridos. Desde então, o número de mortos subiu para 25.
"Os paroquianos ainda são assombrados pelo trauma", disse Fransiskus Xaverius Ping Tedja, coordenador de segurança da Igreja de Santa Maria.
A igreja católica foi a primeira atacada e onde pelo menos seis pessoas perderam a vida.
Apesar do bombardeio, as atividades da igreja ainda continuam, como a missa diária, disse Tedja.
"Houve um aumento no número de pessoas que participaram da missa, porque querem orar juntos pelas vítimas", disse ele.
Rosalia Siswaty, uma tia de Aloysius Bayu Rendra Wardhana que foi morta enquanto tentava impedir que os homens-bomba entrassem na igreja disse que ela e sua família estavam muito orgulhosas das ações de seu sobrinho.
"Estamos arrasados ​​com este incidente, mas também estamos orgulhosos porque ele morreu salvando muitas pessoas", disse ela a ucanews.com.
O pároco, padre Alexius Kurdo Irianto, disse que a igreja está agora se concentrando em fornecer assistência às famílias da vítima.
Josua Poli, um membro da Igreja Cristã Indonésia Diponegoro, outro alvo, disse que sua congregação ainda estava em choque após o ataque, mas "até agora nosso relacionamento com os moradores do bairro tem sido bom", disse ele.
Enquanto isso, a segurança pesada permanece em torno das duas igrejas, assim como a Igreja Pentecostal de Surabaya, que também foi atacada.
O prefeito de Surabaya , Tri Rismaharini, ordenou segurança geral para garantir que "não houvesse mais incidentes", segundo o porta-voz da agência de ordens públicas, Mimik Sugiono.
"Não queremos perder mais pessoas", disse ele a ucanews.com.
A segurança também foi reforçada nas escolas protestantes e católicas, acrescentou.
"Nós sempre coordenamos com os serviços de inteligência e as medidas de segurança são baseadas em suas informações", disse Sugiono, acrescentando que pelo menos 10 seguranças estão posicionados em cada local.
Os jovens católicos também foram solicitados a reforçar a segurança, inclusive na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Surabaya, disse Indra Tewa, coordenadora de segurança da Igreja.
"Desde o incidente, todas as noites, há 30 jovens católicos em guarda", disse ele.


Comentários

Mensagens populares