ARÁBIA SAUDITA Campanha a favor de as mulheres conduzirem

Arábia Saudita alerta sobre punições para as mulheres
Activistas planeiam campanha contra a proibição para as mulheres motoristas
Imagem: Al Jazeera
Al Jazeera Arábia Saudita


A Arábia Saudita já avisou que tomará medidas contra activistas que vão avançar com uma campanha de fim de semana contra a proibição de de as mulheres conduzirem no reino muçulmano conservador.
As mulheres organizam a campanha postando imagens on-line conduzindo em cidades sauditas, e pediram que as mulheres sauditas com cartas de condução estrangeiras fiquem atrás do volante no sábado.
"Sabe-se que as mulheres na Arábia são proibidas de conduzir e as leis serão aplicadas contra os infractores e aqueles que os apoiam", disse o porta-voz do Ministério do Interior, general Mansur al-Turki, à agência de notícias AFP.
Activistas postaram uma mensagem em redes sociais pedindo às mulheres sauditas, individualmente, para ir atrás do volante, numa campanha no único país do mundo que proíbe as mulheres de conduzir.
Os manifestantes esperam tirar proveito da natureza ambígua da proibição do reino de as mulheres  conduzirem, o que não é expressamente consagrado na lei islâmica ou no reino ou no seu código de trânsito.
Na quarta-feira, o Ministério do Interior emitiu um comunicado dizendo que iria reprimir qualquer um que tente "perturbar a paz pública" por congregar ou marchar ", sob o pretexto de um suposto dia de condução feminina".

O porta-voz do Ministério do Interior insistiu que "todas as reuniões são proibidos" na Arábia Saudita. UCANEWS 25 de outubro de 2013

Comentários

Mensagens populares