PAQUISTÃO Talibãs prometem atacar Malala novamente

Menina baleada na cabeça pelos talibãs

Imagem: AFP
AFP repórter
Paquistão
8 de outubro de 2013


Talibãs prometem atacar Malala novamente

Os talibãs disseram no dia 07 de Outubro que a aluna activista Malala Yousafzai  seria atacada novamente se tivessem essa chance. Homens armados enviados pelos talibãs tentaram matar Malala no ónibus escolar em 9 de outubro do ano passado.
Ela surpreendentemente sobreviveu ao tiro na cabeça e tornou-se um embaixador pelo direito de todas as crianças, meninas e meninos, de irem à escola.
Depois de espalhar uma mensagem de "educação para todos" em todo o mundo, a menina de 16 anos está agora entre os favoritos para o Nobel da Paz, que será concedido na sexta-feira.
Mas Shahidullah Shahid, porta-voz do Paquistão (TTP),  ameaçou Malala e disse que iria tentar novamente matá-la.
“Vamos atacá-la sempre que tivermos uma oportunidade", disse Shahid.
Numa entrevista à BBC, Malala rejeitou as ameaças contra a sua vida e repetiu seu desejo de regressar ao Paquistão, deixando a Grã-Bretanhada onde foi levada para tratamento após o ataque. Ela manifestou-se durante o governo talabã  2007-09 no noroeste do Paquistão, vale do Swat com um blogue para o serviço da BBC Urdu narrando os rigores da vida diária com os militantes.
"Usou ainda o nome falso de Gul Makai para escrever um diário. Atacamos Malala porque ela estava acostumada a falar contra oos talibãs e o Islão, e não porque ela estava indo para a escola ", disse Shahid.

Embora tenha sido homenageada por celebridades e líderes mundiais em todo o Ocidente, ela é vista com desconfiança por alguns.

Comentários

Mensagens populares