PAQUISTÃO Malala Yousafzai vence maior prémio de direitos humanos da UE

PAQUISTÃO
Malala Yousafzai vence maior prémio de direitos humanos da UE
Talibã critica iniciativa e volta a ameaçar paquistanesa que defende a educação para mulheres.
Entre os concorrentes ao Sakharov estavam Edward Snowden e um grupo de dissidentes da Bielorrússia
 
O GLOBO (EMAIL·FACEBOOK·TWITTER)
Publicado:7h13
Atualizado10/10/13 - 10h57



O Parlamento Europeu anunciou nesta quinta-feira que a estudante, de 16 anos, venceu o Prémio Sakharov e receberá € 50 mil. O ex-técnico da Agência Nacional de Segurança dos EUA Edward Snowden e um grupo de dissidentes presos da Bielorrússia também estavam concorrendo ao prémio. Ela foi escolhida numa votação entre líderes de todos os grupos políticos do Parlamento de 750 membros.
O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, anunciou o resultado diante da eurocâmara, elogiando “a incrível valentia desta jovem mulher”.
- (O exemplo de Malala recorda) o dever com as crianças e especialmente as meninas: cerca de 250 milhões de meninas no mundo não podem ir à escola - disse Schulz.
Em resposta, o Talibã paquistanês afirmou que Malala não fez “nada” para merecer a honraria e se comprometeu a voltar a tentar matá-la. O Sakharov é considerado o maior prémio de direitos humanos da Europa. Entre os vencedores anteriores estão os laureados com o Prémio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi e Nelson Mandela.
Há um ano, Malala esteve quase à morte ao ser baleada em 9 de outubro de 2012 quando estava a caminho da escola, no Vale de Swat (noroeste do Paquistão), por militantes do Talibã inconformados por sua campanha pelo acesso de meninas à educação. A bala entrou acima da sobrancelha esquerda, atravessou crânio e o pescoço, até se alojar no ombro da menina.
Ela foi transferida para Londres, onde recebeu tratamento, e se recuperou depois de longas cirurgias e de uma terapia intensa. Desde então, Malala tornou-se uma defensora da educação para jovens. Protagonizou uma campanha das Nações Unidas, recebeu diversos prémios e foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista “Time”. Caso ganhe o Nobel da Paz, seria a pessoa mais jovem da História a recebê-lo.


Comentários

Mensagens populares