VATICANO A reunião de cardeais


Discussões e decisões não são para revisão pública, diz porta-voz

Papa Francisco com o Conselho dos oito

Imagem: CNS / Reuters / L 'Osservatore Romano 
Joshua J. McElwee e John L. Allen Jr para o National Catholic Reporter
Cidade do Vaticano
03 de outubro de 2013



A primeira reunião do Papa Francisco, com oito cardeais aconselhando-o sobre a reforma da Igreja viu o grupo assumir uma ampla gama de temas, incluindo a reforma da burocracia do Vaticano e do papel dos leigos, o Vaticano nesta quarta-feira.
O grupo também falou sobre a elaboração de um estudo para melhorar o trabalho pastoral da igreja com as famílias, disse o porta-voz do Vaticano, o padre jesuíta Frederico Lombardi.
O porta-voz disponibilizou alguns detalhes de reuniões do grupo numa conferência de imprensa quarta-feira. Mas Lombardi disse que os observadores não devem esperar muito mais informações sobre as sessões, dizendo que eles são um "conselho de governança do papa."
As reuniões não são feitas para gerar documentos para análise por parte dos fiéis, disse Lombardi. O papa irá comunicar quaisquer decisões tomadas como resultado do conselho dos cardeais, pessoalmente, disse ele.
"Nós temos que nos libertar da expectativa de [ter] documentos ou decisões deste conselho", disse Lombardi. "As frutas estão em boas decisões do papa, tendo conhecimento das necessidades da igreja universal, formadas pelo papa e pelos cardeais que ele pode consultar. O grupo de cardeais, conhecido oficialmente como o Conselho dos Cardeais, está reunido no Vaticano, pela primeira vez, de terça a quinta-feira.  O encontro, o primeiro do seu tipo, gerou especulações sobre que tipo de coisas poder estar na agenda dos cardeais ou que tipo de reformas de poderiam esperar. L’OSSERVATORE ROMANO Joshua J. McEwee/John L. Allen Jr para o NCR Cidade do Vaticano 03 de Outubro de 2013

Comentários

Mensagens populares