VATICANO Papa diz que cúria é “a lepra do papado”


Papa Francisco com o grupo de oito cardeais nomeados para
decidir possíveis reformas na Igreja

A Cúria “tem um defeito: está centrada no Vaticano. Vê e ocupa-se dos interesses do Vaticano, que são em grande parte interesses temporais, e esquece o mundo que o   rodeia”. As palavras são do Papa Francisco que, numa entrevista ao jornal “La Repubblica”, diz que não partilha desta visão e que fará “tudo para a mudar”. Mas as palavras não ficam por aqui. Francisco afirma mesmo que os chefes da Igreja foram, muitas vezes, narcisistas, adulados pelos cortesãos. A cúria é “a lepra do papado”
As mudanças anunciadas por Francisco podem hoje ter novos desenvolvimentos, último dia do encontro entre o líder da Igreja católica e o grupo de oito cardeais que nomeou para decidir possíveis reformas na Igreja após o escândalo do documento apelidado Vatileaks.
Na entrevista ao jornal italiano, Francisco contrapõe com a sua visão do que deve ser a Igreja – “ouvir as necessidades, as desilusões, o desespero e dar esperança aos jovens e ajudar os idosos, preparar o futuro e difundir o amor. Ser pobre entre os pobres”.

A decisão tomada no Concílio Vaticano II de “olhar para o futuro com espírito moderno”, também foi abordada, com o Papa a reconhecer que “até agora pouco foi feito”. E criticou ainda o “liberalismo selvagem” que trasforma  “os fortes em mais fortes, os débeis mais débeis” apelando à necessidade de intervenção do Estado. JN p.8, dia 03.out.2013

Comentários

Mensagens populares