COREIA Delegação católica reúne em Seul

Ecuménicos convocam especialistas para reunião do Conselho Mundial de Igrejas

Yeom Soo-jung, arcebispo de Seul, recebe delegação.
Philippa Hitchen, Seul, Coreia


Uma grande delegação católica de especialistas ecuménicos chegou a Seul, na Coréia do Sul no fim de semana, para a 10 ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, a ser realizada em Busan de 30 outubro - 8 novembro.
Na preparação para o evento, o grupo passou  dois dias visitando a comunidade católica local e encontrando-se com líderes de outras Igrejas e religiões não-cristãs.
Depois de ser recebido no sábado pelo núncio para a Coreia, Dom Osvaldo Padilla, os membros da delegação participaram na missa do meio-dia no domingo, na Catedral de  Seul, onde se encontraram com o arcebispo Yeom Soo-jung e rezaram na cripta onde estão as relíquias de alguns dos primeiros missionários franceses, que foram martirizados numa das muitas perseguições de meados do século XIX.
Mais tarde, visitaram o seminário de Seul, onde cerca de 270 jovens estão preparando-se para o sacerdócio e onde foram recebidos pelo ex-arcebispo da cidade, Cardeal Cheong Jinsuk, que compartilhou histórias sobre seus anos no seminário 1954-1961. Recordando a extrema pobreza da maioria dos coreanos na época, o cardeal explicou que a Igreja teve de se adaptar ao extraordinário desenvolvimento dos anos 60 e 70 que fizeram do seu país uma das economias do mundo de mais rápido desenvolvimento.
Falou também sobre as boas relações que a Igreja Católica mantém com as diferentes Igrejas Protestantes que atingem cerca de 18 por cento da população da Coreia, observando com orgulho que, em 1977, a Coreia se tornou  o primeiro país a publicar uma tradução ecuménica da Bíblia em seu idioma nativo.

Seminaristas, em seguida, mostraram à delegação a biblioteca e uma capela, que detém as relíquias do primeiro sacerdote indígena do país, Pe. Kim Tae-gon, que foi perseguido e morto por sua fé em 1846, com apenas 26 anos. UCANEWS 28 de outubro de 2013

Comentários

Mensagens populares