faleceu Padre ANTÓNIO MARIA LOPES

faleceu padre ANTONIO MARIA LOPES
CUCUJÃES
Como tinha sido comunicado antes, estava internado no Hospital de Oliveira de Azeméis.Aí foi debelada a  infecção renal com que entrou no hospital, mas surgiu depois um infecção pulmonar. O Padre António Maria Lopes nasceu em 09 de Novembro de 1925, em Monsanto, concelho de Idanha a Nova, Diocese de Portalegre Castelo Branco. Entrou no nosso Seminário de Cucujães no dia 01 de Outubro de 1942. Vinha já com o 5º ano, feito no Seminário diocesano de Alcains. Fez o seu Probandato no ano lectivo de 1945/1946, no fim do qual fez o seu primeiro Juramento – 15 de Setembro de 1946 (Seminário de Cucujães). Juramento Perpétuo em 24 de Setembro de 1949, também no Seminário de Cucujães. No mesmo Seminário, recebeu o Diaconado no dia 06 de Janeiro de 1950.
No dia 08 de Abril de 1950 foi ordenado Presbítero na Capela do Seminário Maior do Porto. Em 1946/47 foi Vice Prefeito do Probandato e Professor no Seminário Cucujães. Em 1947/1950, Vice Prefeito e Professor em Cernache do Bonjardim. No dia 29 de Outubro parte para as Missões (diocese de Nampula).
Em 1952 regressa a Portugal por doença. Passou por Cucujães e Cernache do Bonjardim (1952-1953). No ano seguinte, Professor e Prefeito. 1954/1955: Vice Prefeito e Professor em Tomar.
Em 11 de Outubro de 1955 regressa a Nampula, indo trabalhar para a Missão de Mutuáli. Ilha de Moçambique, desde 1959, como Coadjutor. A partir de 1974 é o Pároco da Ilha. Enquanto esteve na Ilha conseguiu um ambiente de muita amizade entre a comunidade católica e a muçulmana.
Em 11 de Outubro de 1998, na cidade de Maputo, foi condecorado pelo 1º Ministro Português de então (condecoração sem título). De facto, P. Tó, como era tratado, era uma referência na Ilha de Moçambique. Disse se que a Frelimo o reenviou para a Ilha, aquando da concentração dos missionários nas cidades, no princípio da revolução/independência, devido exactamente a ele ser uma referência para todos, em especial para os turistas. Em Abril de 2007, e devido à idade e ao facto de estar quase completamente surdo, deixa a Paróquia e Ilha de Moçambique e vai residir em Nampula.
Em 27 de Novembro, chega a Portugal. Depois de uns meses em Lisboa, vai para Cucujães. Onde reside no Seminário e no Lar Santa Teresinha. Sempre bem disposto. Mas foi se apagando pouco-a-pouco.
Deus chamou o nesta tarde, 15 de Outubro. Esperemos que Deus e a Boa Mãe o tenham recebido de braços abertos, sem precisarem de escrever num papel as Boas Vindas, como tínhamos de fazer, enquanto ele esteve entre nós nos últimos anos.
Padre António Maria era um homem muito simples e simpático. No meio da guerra em Moçambique não era homem demasiado preocupado. Interessado pelas comunidades que lhe eram confiadas. Interessado em saber o mais que pudesse dos acontecimentos. Interessado pela leitura. Um homem culto. Bom companheiro e devoto de Maria. Paz na bem-aventurança do céu para ele, e o conforto de eterna ressurreição para os seus familiares nesta hora de preocupação e de dor.

Comentários

Mensagens populares