INTERNACIONAL Ataques terroristas globais e mortes batem recorde histórico


Próximos números poderão ainda mais elevados
Imagem: Shutterstock
Daniel Burke para a CNN Crença Blog



Como o terrorismo se torna cada vez mais uma táctica de guerra, o número de ataques e mortes subiu em 2012, de acordo com um novo relatório obtido exclusivamente pela CNN.
Mais de 8.500 ataques terroristas mataram quase 15.500 pessoas no ano passado. A violência atravessou África, Ásia e Médio Oriente.
Isso é um aumento de 69% nos ataques e um salto de 89% em mortes a partir de 2011, disse o START, um dos principais informadores sobre o terrorismo no mundo.
Seis dos sete grupos mais mortais são filiados à Al Qaeda e a maior parte da violência foi cometida em países de maioria muçulmana.
O recorde anterior para ataques foi criado em 2011, com mais de 5.000 incidentes. O recorde anterior era de 2007, com mais de 12.800 mortes.
A Universidade de Maryland mantém o banco de dados Terrorismo Global, na mais completa fonte de informações não confidenciais sobre ataques terroristas, com estatísticas que datam de 1970.
INICIAR, um dos 12 Centros de Excelência financiado pelo Departamento de Segurança Interna, planeia lançar seu banco de dados completo em dezembro, mas compartilhou seus primeiros resultados após um pedido CNN.
Este ano espera-se superar recorde até 2012. Havia 5.100 ataques nos primeiros seis meses de 2013, disse Gary LaFree, director do START, e a onda de violência mostra poucos sinais de diminuir.
Nas últimas semanas, Al-Shabaab, um grupo militante baseado na Somália, atacou um shopping em Nairobi, no Quénia, deixando 67 mortos, homens-bomba mataram 81 numa igreja no Paquistão, e o Talibã assumiu o crédito pela morte de dois polícias com um carro bomba no Afeganistão.

Para localizar ataques como esses, os computadores utilizaram  1,2 milhões de artigos de 50 mil meios de comunicação  mensais para identificar e esclarecer os ataques. UCANEWS 29 de outubro de 2013

Comentários

Mensagens populares