VATICANO Como o Papa Francisco evita confronto com a cúria.

VATICANO
Como o Papa Francisco evita um confronto com a cúria.

Picture: AFP/Filippo Monteforte

  • Eugene Cullen Kennedy for National Catholic Reporter
  • Vatican City






Todo o mundo está nos dizendo que o Papa Francisco significa no que ele faz e diz, em particular no que os meios de comunicação referem como sua entrevista, publicada recentemente na revista dos jesuítas em todo o mundo. Ele seguiu  com uma conversa ainda mais provocante com o jornal italiano La Repubblica .
Sua entrevista jesuíta orientada tem analisou provas na cena do crime. Cada uma dessas interpretações, como a sala de espelhos de Versalhes ", reflecte uma forma de avaliar o novo papa. Os jesuítas são naturalmente interessados ​​em explorar como a sua formação e compromisso com os exercícios de Santo Inácio afectam sua visão e modo de operar. Os interessados em olhar para a política externa em busca de pistas sobre os católicos do Concílio Vaticano II avaliam​​ em seu olhar a política externa em busca de pistas sobre que enquanto os católicos do Concílio Vaticano II a ver se ele é um outro João XXIII ou não. Outros, lembrando que uma pista de corrida, onde ficavam os braços abertos na colunata da praça de São Pedro agora fecham-se sobre novos papas, perguntam se ele vai ganhar a corrida contra os da velha da cúria..
Bispos, incluindo o cardeal Francisco George, de Chicago são rápidos para tranquilizar-nos que não importa o que você pense ou deseje, Francisco não pode e não vai mudar ensinamentos básicos da Igreja. Os meios de comunicação seculares pressionam cada novo papa sobre se ele vai mudar esses ensinamentos da Igreja como o aborto, controle de nascimento ou casamento gay. Embora a resposta seja sempre não, isso contribui para os ângulos de nossa visão de Francisco. No entanto, se você avaliar suas entrevistas recentes, não pode perder seu grande coração pastoral, inclusive para um mundo no qual ele vê a Igreja como um hospital de campanha para os feridos, em vez de uma cela para os pecadores.
As entrevistas podem ser melhor vistas como ilustrações de como Francisco parece estar seguindo o mantra: "Eu mantenho meus olhos claros e eu bati-os onde eles nãp os timnham ".
Através destas entrevistas, Francisco está a seguir uma estratégia clara, se não declarada de evitar brigas directas e barulhento com uma Curia ansioso para levá-lo, pois eles têm papas anteriores, sob seu controle. Como João XXIII observado a um amigo: "A Curia, eles pensam que me têm aqui num saco."
As entrevistas fornecem outro exemplo de como Francisco se recusa a lutar directamente com a Cúria. Em vez disso, ele mantém os olhos claros e, para grande frustração da Curia, avança em áreas "onde não é."
Como um ex-aluno, consultor de gestão Michael Burkhart, me disse, Francisco é “mestre = magistral" em "mover as coisas por meio de acções que são fáceis. Ele não desperdiça energia por entrando em lutas de poder com aqueles que irão resistir às mudanças. Ele está usando o movimento em áreas que eles não controlam. ". NEWSVA outubro de 2013
  • October 10, 2013

Comentários

Mensagens populares