ANGOLA A alegria de ser missionário Por P. KUSSETA

ANGOLA
A alegria de ser missionário
Por P. KUSSETA

Missionário português fala da sua experiência junto das populações .

Da nossa experiência humana, todos sabemos que, uma pessoa triste mete medo, assusta, espanta e compromete. Pelo contrário, uma pessoa alegre inspira confiança, atrai, cativa e torna-se amiga. Nesta linha de ideias o Papa Francisco nas suas homilias e nos seus escritos tem insistido no tema sobre a alegria que brota do Evangelho (alegria duradoira).
Na mensagem para o dia Mundial das Missões, o Papa Francisco afirmou  que “ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo”. Esta frase lembra-me uma das catequeses do Arcebispo D. Benedito Roberto, então Bispo do SUMBE, aquando da visita à nossa Paróquia em que dizia: “Gabela é, também, terra de Missão (...). Estes prédios têm muita gente não evangelizada... e mais, devemos evangelizar as nossas ruas, os nossos prédios e as nossas aldeias”.
Sim, na nossa Paróquia, Rainha Santa Isabel – Gabela, temos aldeias inteiras nas zonas pastorais do Assango e Kiminha onde não há nem sequer um cristão católico. Por esta experiência e muitas outras semelhantes conclui-se: “Ainda hoje há tanta gente que não conhece Jesus Cristo”.
A Igreja é por natureza missionária. Os discípulos de Cristo, os cristãos, são de per si missionários. Algumas questões: a) Que cristão sou eu? b) Como tenho vivido ou testemunhado a minha fé? c) Sou um cristão alegre ou triste? c) Já alguma vez convidei alguém para vir e ter um encontro com Cristo?
A alegria de ser MISSIONÁRIO (Lc10,20-23). Como é bom ver uma mamã (uma senhora)  que participou da Santa Missa regressa a casa cheia de alegria! Como é agradável ver um jovem que se confessou ir para sua aldeia com muita serenidade e paz! Como é cativante ver um catequista alegre a falar de Jesus, o Salvador! A alegria dum cristão é fruto da Comunhão com a Trindade: o PAI que é a fonte da alegria; o FILHO que é a manifestação plena desta alegria; e o Espírito SANTO que é o animador dos cristãos para a alegria. Portanto, nós cristãos, somos felizes (alegres) porque Deus se nos revelou como Senhor e Salvador. E devemos anunciar esta alegria a todos os nossos irmãos que ainda não conhecem Jesus Cristo. É um dever, é uma missão.
Que tenho feito, eu, para que todos conheçam Cristo?
A alegria de ser Missionário. “Não percamos a alegria da evangelização”. Devemos ser sempre alegres porque Cristo caminha connosco; sempre alegres porque cumprimos a Sua vontade; sempre alegres porque partilhamos a fé; sempre alegres porque somos missionários da esperança e como Cristo vivemos a caridade fraterna.

Que Maria, Modelo de uma evangelização humilde e jubilosa, interceda por nós! VM.nov.pag.3

Comentários

Mensagens populares