VATICANO Papa FRANCISCO : "Rivalidade e vanglória, dois machos que atacam a Igreja"

VATICANO
Papa FRANCISCO : "Rivalidade e vanglória, dois machos que atacam a Igreja"
2014/11/03 Rádio Vaticana
               

O Papa Francisco celebrou na Manhã desta segunda-feira uma missa na capela da Casa Santa Marta.
Comentando a Carta de São Paulo aos Filipenses, o Papa observou que a alegria de um bispo é ver amor, unidade e concórdia na sua Igreja. «Esta harmonia - destacou – é  uma graça do Espírito Santo, mas que exige da nossa parte façamos tudo para ajudar o Espírito Santo a fazer esta harmonia na Igreja.» " . Por isso, São Paulo convida os Filipenses a não fazerem nada por “rivalidade, nem por vangória», … comportamentos que já existiam na Igreja.
«E quantas vezes nas nossas instituições, nas paróquias, nos Colégios, na Igreja, encontramos isso? São como dois machos que atacam a Igreja e a tornam mais fraca.
Que diz Paulo? Você considere o outro superior a si mesmo. Ele nem é digno de se chamar ‘apóstolo’, mas o ‘último’. Humilha-se. Pensa os outros superiores a si.

O Papa citou São Martinho de Porres, "humilde frade dominicano" que a Igreja celebra hoje: "a sua espiritualidade estava no serviço, porque sentia que todos os outros, mesmo os maiores pecadores eram superiores a ele.” São Paulo exorta cada um a não buscar o próprio interesse.
Fazer bem ao próximo e procurar servir os outros é a alegria dos bispos quando vêem na sua Igreja viver a caridade e a concórdia. É este o clima que Deus quer na Igreja. Pode haver opiniões diferentes sempre dentro desta atmosfera de humildade, de caridade e de não desprezar ninguém.

E, referindo-se ao Evangelho do dia, o Papa acrescentou: «É ruim quando nas instituições da Igreja, duma paróquia ou duma diocese encontramos pessoas dominadas pelos próprios interesses e não pela gratuidade, a harmonia, a unidade e o serviço.» E o Papa convidou a fazer um exame de consciência: «Como é na minha paróquia… na minha Comunidade? Há este sentimento de amor, de unanimidade, de concórdia, sem rivalidade e vanglória, com humildade?» E quantas comunidades, mesmo religiosas e sobretudo religiosas terão de, com toda a verdade dizer: «podemos melhorar e muito pois estamos no extremo oposto!” O Papa concluiu a homilia.

E eu continuarei a reflectir convosco, como venho fazendo há muito e no acerto da linha do Papa Francisco, que agora manifestou o mesmo que eu vinha reflectindo convosco. Nesta realidade que torna a Igreja cada vez mais fraca e mais pobre.

Comentários

Mensagens populares