PAQUISTÃO ECUMENISMO Papa Francisco recebe Prêmio "Shahbaz Bhatti pela Liberdade"

PAQUISTÃO
ECUMENISMO  Papa Francisco recebe Prêmio "Shahbaz Bhatti pela Liberdade"

Papa Francisco com Paul Bhatti, irmão de 
Shahbaz Bhatti, assassinado em 2011
13/11/2014 07:01

Cidade do Vaticano (RV) - O Secretário Geral da Aliança Evangélica Mundial, Geoff Tunnicliffe, entregou ao Papa Francisco, no Vaticano, o Prêmio "Shahbaz Bhatti pela Liberdade", instituído em memória ao ministro cristão do Paquistão, Shahbaz Bhatti, assassinado em 2001.

Durante a audiência, na quinta-feira, dia 6, o Pontífice observou que a eficácia do anúncio cristão seria maior se os cristãos não fossem divididos e encorajou as ocasiões de fraternidade e colaboração entre católicos e evangélicos.
A propósito, a Rádio Vaticano entrevistou o secretário-geral Tunnicliffe. Eis o que disse:

Geoff Tunnicliffe:- "Reconhecemos que estamos numa nova era e este é um dado de fato na Igreja Católica. Encontramo-nos continuamente discutindo questões teológicas, mas trabalhamos juntos sobre questões que dizem respeito à humanidade inteira, porque creio que temos responsabilidades neste momento."



RV: Durante o encontro a Aliança Evangélica Mundial entregou ao Papa o Prêmio "Shahbaz Bhatti pela Liberdade"...
Geoff Tunnicliffe:- "Sim, no momento em que entreguei o Prêmio ao Papa eu estava quase com lágrimas nos olhos porque Shahbaz Bhatti era meu amigo. Shahbaz Bhatti foi o primeiro ministro católico nomeado pelo Conselho dos Ministros no Paquistão. Era o Ministro para as Minorias. E ele lutava em prol das minorias. Estava buscando criar um diálogo no tocante à lei sobre a blasfêmia. Certa vez jantamos juntos e ele disse que na semana anterior o chefe dos talibãs, no Paquistão, o havia chamado e lhe dissera: "Saia do seu trabalho. Você é o número da nossa lista: vamos matar você". Shahbaz Bhatti era o único Ministro que não tinha um automóvel à prova de balas. Estávamos nos preparando juntos para uma visita ao presidente do Paquistão. Quando voltei para casa, olhei meu correio eletrônico e encontrei um e-mail de Shahbaz. Foi o último e-mail que ele enviou: uma hora depois foi assassinado por causa de seus princípios. Decidimos levar adiante iniciativas em favor da paz e criar um Prêmio anual em sua memória, a ser entregue àqueles que se empenhassem em prol da liberdade, da paz e em favor dos perseguidos. Este ano quisemos entregá-lo ao Papa Francisco em memória de Shahbaz Bhatti, porque em todo o trabalho que o Papa está fazendo nos demonstrou ser uma pessoa de paz." RL/RV

Comentários

Mensagens populares