VATICANO Papa Francisco 1. A salvação é gratuita

VATICANO
Papa Francisco  1. A Igreja nunca seja um comércio, a redenção de Cristo é gratuita
Papa Francisco durante a Missa em Santa Marta - OSS_ROM
21/11/2014 02:58
Missa em Santa Marta

1.A salvação é gratuita
 Por ocasião da Apresentação da Virgem Maria no Templo, na homilia, o Santo Padre disse aos fiéis que a Igreja não deve ser “casa de negócios”, porque a redenção de Jesus é sempre gratuita. “A Liturgia de hoje propõe a passagem evangélica na qual Jesus expulsa os vendedores do Templo, que transformam a casa de oração em covil de ladrões. Este gesto de Jesus é um verdadeiro acto de purificação: o Templo tinha sido profanado e, como tal, também o Povo de Deus, profanado com o grande pecado do escândalo… O Povo de Deus ia ao Templo, não por causa daqueles profanadores e vendedores, mas para encontrar Deus. Porém, deparava-se com a corrupção que escandalizava”.

Da mesma forma, o Papa referiu o mesmo tipo de comportamento que pode escandalizar o povo: as atitudes não sacerdotais no Templo, o comércio e o mundanismo. “Quantas vezes, na entrarmos na igreja, nos confrontamos com uma lista de preços: baptizados, bênçãos, intenções de Missa? E o povo escandaliza-se…” E foi ainda mais claro: “Quando aqueles que estão no Templo – sejam sacerdotes ou leigos – se transformam em homens de negócios, o povo escandaliza-se. E nós somos responsáveis por isto. Os leigos, inclusive! Porque se vejo que isso acontece na minha paróquia, devo ter a coragem de o dizer directamente ao pároco. E as pessoas sofrem com o escândalo. É curioso: o povo de Deus perdoa aos sacerdotes que apresentam alguma fraqueza, que escorregam nalgum pecado… Mas há duas coisas que o povo de Deus não perdoa: um padre agarrado ao dinheiro e um padre que maltrata as pessoas”.

Comentários

Mensagens populares