ANO VIDA CONSAGRADA 2015 Ano da vida consagrada vai ajudar a reforçar “proximidade”

ANO VIDA CONSAGRADA 2015
Ano da vida consagrada vai ajudar a reforçar “proximidade”

A Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), reunida em assembleia geral em Fátima, manifestou a vontade de reforçar a “proximidade” com a sociedade em geral.
O Presidente da CIRP, Padre Artur Teixeira, explica que está em causa consolidar um “testemunho comum” de presença e acção junto de “todos os homens e mulheres, com rosto, com vidas, com situações muito concretas”.
“Depois das radiografias feitas, e do que também a sociedade nos ia dizendo, através de muitas mensagens, estudos, reflexões, vimos que nos era exigido um compromisso ainda maior”, salienta o sacerdote.
O Ano da Vida Consagrada, que vai começar a 29 de Novembro, isto é, amanhã, é no entender do superior provincial dos Missionários do Coração de Maria uma oportunidade para reforçar esses laços com a sociedade.
Para o Padre Artur Teixeira, os institutos religiosos devem “deixar-se interpelar” por todas as propostas que surgirem, dentro e fora da sua realidade, para viverem esta iniciativa junto de “todas as comunidades cristãs”.
Como no tempo de Santa Teresa, as comunidades religiosas precisam de encontrar e viver esta “proximidade” primeiro entre os seus membros e depois poderão então realizá-la nas comunidades de cristãos. É preciso que todos se amem e cumpram as suas regras, que apresentam o carisma do fundador, é preciso que os frades sejam verdadeiramente irmãos e que não suceda sejam “castigados” uns e “louvaminhados” outros, uns com o uso dos bens que pretendem e querem e outros “esganados” com umas “migalhas” de autênticos “pedintes”. Que os doentes sejam tratados como diz o direito canónico. Não seria descabido pedir para que, de tempos a tempos, as comunidades religiosas fossem sujeitas a uma espécie de “auditoria”, por um frade vindo de fora e especializado em vida comunitária para impedir transgressões profundamente dolorosas a que, por vezes são submetidos sobretudo doentes e velhos. Sofrendo no silêncio do convento suportando violência por parte de superiores menos experientes e menos dotados para a vida religiosa, criando na comunidade o que se pode de chamar autêntica “violência doméstica”.



Comentários

Mensagens populares