SEMINÁRIOS ANGOLA VIANA – Seminário da Boa Nova Vocação é,um chamamento que requer uma resposta a Deus por PADRE KAQUINDA, Gabela

SEMANA DOS SEMINÁRIOS
ANGOLA  VIANA – Seminário da Boa Nova
Vocação é, no relacionamento do homem com Deus, um chamamento que requer uma resposta.
por PADRE KAQUINDA, Gabela

Quando Deus chama indica, de imediato, a missão que o chamado vai realizar. Aconteceu com Moisés, com Abraão; aconteceu com os profetas, com os Apóstolos; e acontece hoje na Igreja.
                Hoje o chamamento não se dá como no caso de Samuel, de alguns profetas – ouvir a voz de Deus. Por isso a pessoa chamada deve estar muito atenta à voz interior. Porque hoje não haverá ordinariamente interpelações visíveis
como foram os casos de Moisés, Paulo de Tarso e outros Apóstolos.
                A Igreja sempre espera que aquele ou aquela que está vigilante na escuta da voz interior responda positivamente. Porque é uma questão de fé e de amor em relação com Deus; de amor em relação com os irmãos; e de generosidade em relação consigo mesmo e com toda Igreja. Porque se a pessoa acredita em Deus não tem como negar, se omitir ou fugir da missão que Deus lhe propõe. Alguns profetas quiseram fazer isso, mas o próprio DEUS que os chamou convenceu-os e conseguiram realizar com sucesso a sua missão. Nós, às vezes, até cantamos que “… quem disser um não à voz interior vai sentir saudades dos carinhos do Senhor…” É uma questão de coerência e congruência. Cristão que tem fé compromete-se com a missão da Igreja.
                Há pessoas que escutaram essa VOZ interior e conseguiram fazer um discernimento, e estão nos Seminários, Casas de Formação e Casas Religiosas. E a Igreja está seriamente empenhada na formação desses jovens, porque é desses grupos que sairão as futuras Religiosas, Religiosos, futuros Padres, Bispos e até Papas.
                O Vaticano II afirma que “Deus não permitirá que à sua Igreja faltem agentes de Pastoral ”. Mas é sua Missão – promover vocações, levar os cristãos a participarem na missão evangelizadora da Igreja, porque Jesus disse “…Ide a todas as nações e ensinai a Boa Nova do Reino. Quem acreditar e for baptizado será salvo… “ (Mac 16,15-16). Nesta perspectiva, o Seminário da Boa Nova, em Viana tem, este ano 9 alunos em Filosofia. E ainda a SMBN tem no Seminário Diocesano de Malanje, 21 alunos no curso Propedêutico.
                O que é preciso mesmo é rezar pelas vocações e intensificar essas orações pelos que estão nas casas de formação para que se sintam sempre mais animados, respondam generosa e amorosamente e cheguem ao final da caminhada e atinjam seus objeCtivos e realizações.
                Por vezes encontramos nas nossas comunidades pessoas com mentalidade de pensar que isso de ser Padre é para os outros, ser madre hoje isso é para as outras, eu não vou para aí; e outros com a mesma mentalidade dizem “isto é para os filhos e as filhas dos outros, meu filho e minha filha não vão para aí”.

                Na verdade quem vai para aí são aqueles e aquelas que se sentem chamados, que escutaram a VOZ interior. Mas nós não os devemos  impedir. Pelo contrário devemos ajudá-los com o nosso apoio e nossas orações, para que sintam a voz de Deus e a sigam com alegria.

Comentários

Mensagens populares