CABO VERDE Erupção na ilha cabo-verdiana do Fogo era "previsível"

CABO VERDE
Erupção na ilha cabo-verdiana do Fogo era "previsível"
 23.11.2014 - 15:26

A erupção vulcânica iniciada às últimas horas de sábado na ilha cabo-verdiana do Fogo era previsível, pois o vulcão já dava sinais disso há algum tempo, afirmou hoje o vulcanólogo que coordenou as operações em 1995.
 Mota Gomes, o "decano" dos especialistas cabo-verdianos em vulcanologia, adiantou que a atividade vulcânica das últimas semanas dava indicações de que "mais tarde ou mais cedo" seria possível uma erupção, embora este tipo de fenómenos seja sempre imprevisível.
O especialista, que tem acompanhado a atividade vulcânica desde 1995, não indicou, porém, porque não alertou as autoridades competentes.
A última erupção do vulcão na ilha do Fogo ocorreu a 02 de abril de 1995, e teve a duração de um mês, destruindo centenas de casas e de culturas, mas sem provocar vítimas mortais.
Fonte do Serviço Nacional de Proteção Civil (SNPC) cabo-verdiano indicou que a boca do vulcão "é afinal só uma", de onde a lava está a deslocar-se de forma "lenta" aparentemente pela zona sul da ilha.
Segundo a Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV), os cerca de mil habitantes de Chã das Caldeiras, onde se situa a base do vulcão e considerada Parque Natural, estão já a abandonar a localidade, havendo "comboios" de viaturas apinhados, mas sem qualquer incidente ou pânico.
Preocupação das autoridades sanitárias e da proteção civil de Cabo Verde é também a nuvem de enxofre que entretanto se acumulou na zona de Chã das Caldeiras, o que tem provocado uma "chuva miudinha", "típica" deste tipo de fenómenos naturais e que pode provocar problemas respiratórios e criar mais um constrangimento

Comentários

Mensagens populares