HUMILDADE Um povo humilde e pobre

Um povo humilde e pobre                



Estamos num mundo em que todos querem e lutam por ser ricos. Num mundo em que a maior percentagem dos carros e das casas não pertencem aos que andam com eles ou nelas habitam, porque estão a pagá-las e só serão deles se cumprirem com os contratos estipulados. Estamos num mundo de papel e de assinaturas. Mas o mundo e a economia de hoje são assim. Um balão, que de vez em quando rebenta e faz os seus estragos.
Pois a lógica do Evangelho é a lógica do pobre, do humilde e do fraco. Diz S. Paulo, na 1ª Carta aos Coríntios que “Deus escolheu o que é fraco aos olhos do mundo”, para confundir os fortes. E saem bem confusos das alhadas em que se metem, os que seguem a lei do poder, do ódio, da vingança, do julgar-se mais que os outros, e se servem do poder, não para servir, mas para destruir os “pequenos”, sobretudo os que não têm quem os defenda.
Paulo, falando da comunidade de Corinto: “uma comunidade de pobres, de simples artesãos, de homens de poucas letras e sem títulos, de pequenos comerciantes e a maioria, mesmo, de escravos”. Não quer dizer que não houvesse entre os membros da comunidade também gente grada. No entanto acentua que Deus “escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale”.
Já o Profeta Sofonias ergueu a sua voz de profeta perante o povo corrompido pelo paganismo, num tempo de decadência religiosa e de profundas convulsões socio-políticas para proclamar: “procurai o Senhor, obedecei aos seus mandamentos, cultivai a humildade, cultivai a justiça, cultivai a pobreza, cultivai a verdade”. Um povo assim será protegido por Deus e viverá em paz.
Deus através dos tempos continuou e continua a escolher os fracos, segundo o mundo. Basta abrirmos as páginas da história: um cura d’Ars, intelectualmente fraco, mas clarividente à luz do Espírito, uma Catarina de Sena, quase analfabeta, mas conselheira de Bispos e de Papas, Teresinha de Jesus, a humilde e simples monja de Lisieux, mas Padroeira das Missões, o P. Américo e os seus pobres… Catarina, Teresa de Jesus e Teresinha de Lisieux são as 3 mulheres doutoras da Igreja.
Foram grandes santos os que souberam aterrar humildemente perante Deus: como Paulo ao cair do cavalo, como Agostinho de Hipona, deixando a vida frívola e escandalosa que levava, como Francisco de Borja, perante o vazio da vida luxuosa dos palácios terminando infalivelmente na frieza dum cadáver inerte e dum caixão! Vale a pena aterrar e servir Deus e os outros.
Pois falta-nos aterrar para começarmos a viver. Chegará a nossa hora se estivermos atentos, se formos humildes e tivermos um coração de pobre.


Comentários

Mensagens populares