TURQUIA Papa visitou Mesquita Azul e Santa Sofia

TURQUIA
 Papa visitou Mesquita Azul e Santa Sofia
 
     Papa Francisco medita na Mesquita Azul, ao lado de Mufti Rahmi Yaran.
 (Lusa)
Primeira etapa da passagem por Istambul marcada pela atenção ao mundo islâmico



Istambul, Turquia, 29 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco visitou hoje a Mesquita Azul, em Istambul, no segundo dia da sua visita à Turquia, onde esteve em silêncio durante mais de um minuto, de cabeça baixa, acompanhando a oração do Grão-Mufti.
À entrada, em sinal de respeito, o Papa tirou os sapatos, como fazem todos os que ali entram.
Francisco tinha deixado Ancara rumo a Istambul, num voo de uma hora, e repetiu a visita feita pelo Papa emérito Bento XVI em novembro de 2006 à Mesquita e, posteriormente, a Santa Sofia, local que já foi a maior catedral do Cristianismo, posteriormente transformada em mesquita e que hoje é um museu.
A Mesquita Azul foi construída em frente a Santa Sofia, entre 1609 e 1616, e é conhecida pelo nome do sultão Ahmet, que a mandou edificar.
O nome de Mesquita Azul deve-se aos painéis de azulejos do século XVII.
O Papa repetiu o gesto do seu predecessor e manteve-se em "adoração silenciosa", virado para Meca, referiu o porta-voz do Vaticano.
Francisco disse ao mufti que os crentes não devem apenas "glorificar e louvar a Deus", mas acima de tudo "adorá-lo".
Tal como Bento XVI, o Papa Francisco não pronunciou qualquer discurso no local de culto islâmico, seguindo, com a ajuda de um intérprete, a visita guiada e agradecendo o presente que lhe foi oferecido, um azulejo com uma flor, simbolizando o Islão.
A visita foi acompanhado de perto pelos mais de 900 meios de comunicação social acreditados para esta viagem pontifícia e por um forte aparato policial.
O Papa desloca-se hoje num carro de gama média e tem sido saudado por algumas centenas de pessoas no seu percurso e junto dos locais onde parou.
Em Santa Sofia, Francisco assinou o Livro de Ouro deste edifício, património mundial da UNESCO.
O Papa escreveu em latim e grego: "Quam dilecta tabernacula tua Domine (quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor)" e "Αγ?α Σοφ?α του Θεο?" (Santa sabedoria de Deus).
Francisco dirigiu-se depois de automóvel para a representação pontifícia, em Istambul, onde foi recebido por cerca de 50 representantes das comunidades católicas latina, arménia, síria e caldeia.
De tarde, o Papa vai presidir à Missa na Catedral do Espírito Santo, a única celebração com a comunidade católica local (16h00, menos duas em Lisboa), durante a qual se vai rezar pelos refugiados que foram “obrigados a fugir de situações de grave perigo”.
O programa do segundo dia de viagem vai concluir-se com uma oração ecuménica na igreja patriarcal de São Jorge (18h15), do Patriarcado de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) e um encontro privado com o seu líder, Bartolomeu I.
A sede do Patriarcado Ecuménico está situada no antigo bairro grego de Istambul, no Fanar. OC/AE

Comentários

Mensagens populares