MOÇAMBIQUE Macomia segue em frente pelas mãos da Igreja

MOÇAMBIQUE
Macomia segue em frente pelas mãos da Igreja
Por Ir. ANTÓNIO LOPES
(De carta para P. Tomás Borges)

Breve vou ao norte e levarei uma parte da importância que me chegou daí para acudir   a situações mais aflitivas. 

Duas Irmãs vão com o padre moçambicano às comunidades e ninguém melhor do que elas conhecem essas situações. A equipa missionária de Macomia está a ministrar um curso de formação para 20 animadores das comunidades.
 Quando as cheias atingiram Cabo Delgado, a ponte do rio Messalo caiu e várias aldeias ficaram inundadas. Como sempre, a Diocese, as Irmãs e a população não atingida logo estiveram logo presentes para ajudar.
Haveria possibilidades de melhorar a vida das pessoas, mas na vida real, pouco melhorou, a não ser para os antigos combatentes com grandes benefícios e reformas do Governo, usando e abusando do dinheiro, segundo dizem.
Em Macomia estão seis Irmãs Carmelitas de S. José. Quase todas com licenciatura. Dirigem a Escola Secundária Padre Paulo com cerca de 1500 alunos da 8ª à 12ª classes. Fizeram novas instalações com ajuda da Caritas Espanhola, a pedido do P. Albino dos Anjos; e apetrecharam-na com tudo o que é preciso: computadores, laboratórios,… casas de alvenaria para professores de fora. As Irmãs construíram também uma escolinha (creche para crianças pequenas).  Está aberta a todas as crianças sem olhar à religião dos pais.

Macomia progride: tem electricidade, delegação do Banco BCI, Escola de Artes e Ofícios e as estradas vão conhecendo o alcatrão. São os milhões do Banco Mundial. Além disso, está lá o grande empreendimento da exploração do gás, entregue a duas grandes empresas: uma americana e outra italiana. Certamente ali vai surgir uma cidade. VM, Nov, p.3

Comentários

Mensagens populares