SEMINÁRIOS Servidores da alegria do Evangelho Por ARMANDO SOARES

SEMINÁRIOS
Servidores da alegria do Evangelho
Por ARMANDO SOARES



Na Evangelii Gaudium, 1  o Papa Francisco afirma: «a alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus».
O caminho da Igreja é o caminho da alegria do Evangelho, é o caminho de Cristo que transforma as dores da humanidade, a tristeza, o desespero e a morte, em nova aurora da vida, de esperança e de alegria. É frequente dizermos e lamentarmo-nos porque não há sacerdotes, os seminários estão vazios, a Igreja católica está doente. De facto, para se cultivarem vocações sacerdotais é preciso fazer subir a evangelização do mundo pelo testemunho de vida das pessoas, das famílias e das comunidades. Não faltarão futuros padres, servidores da alegria do Evangelho.

1. O mundo hoje reclama padres que sejam homens de Deus, apaixonados por Cristo, seguidores do Mestre. Não se lhe pede que seja o compêndio de todas as virtudes humanas e espirituais, o mestre que domina todas as áreas do saber, mas sim que seja um homem alegre e amigo fiel de Jesus Cristo.
Um homem de fé profunda, para seguir Cristo e convidar os outros a segui-l’O.

2. A maior alegria do padre é ser pastor dos cristãos acompanhando as comunidades e fazendo-as progredir na fé, na esperança e no amor como comunidades de discípulos missionários.  Ele é cristão, é membro da comunidade, mas é pastor que dedica aos outros todas as suas capacidades e forças na alegria de dar-se para que todos tenham vida e vida em abundância. Quando anuncia o Evangelho, quando convoca a comunidade, a orienta e conduz, ele é pastor. Quando celebra a Eucaristia, manifesta a grandeza de Deus e enche de bens todos os famintos, quando perdoa manifesta o mistério da graça e da misericórdia de Deus. Em todas as fases da sua vida ele é o rosto, a voz, as mãos e o coração de Deus.


3. O Papa Francisco convidou toda a Igreja a ser serva da alegria do Evangelho e convidou todos os cristãos a renovarem o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, como o caminho da alegria, do qual ninguém é excluído  (EG 3).  «Ser servidor da alegria do Evangelho significa estar com todos, especialmente com os mais pobres, com os que mais sofrem, com os pecadores e doentes, para lhes comunicar a alegria do Ressuscitado, para restaurar a esperança perdida, para ser sinal da bênção do Deus rico de misericórdia», escreve D. Virgílio Antunes na sua mensagem para a Semana dos Seminários 2014.

Comentários

Mensagens populares