PERU IGREJA ajuda a recuperar os restos mortais das vítimas do conflito 1980-2.000

PERU
IGREJA   ajuda a recuperar os resto mortais das vítimas do conflito 1980-2.000

10 De Novembro De 2014 - 17:43 PERU


A Conferência Episcopal Peruana ofereceu sua ajuda para recuperar os restos mortais das vítimas do conflito interno que atingiu o país andino entre 1980 e 2000 e causou a morte de 70.000 pessoas.
Mgr. Salvador Piñeiro García-Calderón, arcebispo de Ayacucho, disse que a Igreja está disposta a receber e fixar no âmbito do "segredo de confissão" informações para ajudá-lo a identificar locais onde existem os restos das vítimas da guerra civil.
Ao mesmo tempo, Mons. Piñeiro disse que ainda tem que fazer muita coisa em matéria de reparação e reconciliação entre o Estado e a sociedade.
Enquanto isso, em outubro passado, após um longo processo de identificação do judiciário peruano entregou os restos mortais de 80 vítimas a seus familiares que tiveram de esperar 30 anos por este momento. Muitas das vítimas eram da região de Ayacucho, nos Andes, e sua identidade "foi determinado com a ajuda de análises sobre o ADN. Actualmente sob cerca de 28 pesquisas diferentes sobre mortos não identificados durante o conflito.
"Nós dizemos que somos, e, juntamente com um grupo de advogados vão olhar para eles apenas dar-lhes um enterro cristão", concluiu Mons. Piñeiro. Misna


Comentários

Mensagens populares