CAMBOJA Condenados activistas por defenderem pacificamente o direito à habitação

CAMBOJA
Condenados activistas por defenderem pacificamente o direito à habitação

 14 De Novembro De 2014 - 14:27 CAMBOJA


Em 72 horas, as autoridades cambojanas prendem, julgam  e condenam onze activistas que lutam pelo direito à habitação. Os activistas acabaram algemados por participarem em protestos pacíficos decorrentes de despejos forçados na área de Boeung Kak Lake, no centro de Phnom Penh. Os activistas de direitos, dez mulheres e um homem, um monje, foram condenados a um ano de prisão e uma multa de cerca de 490 dólares cada. O monge, Venerável Seung Hai, depois de sua prisão, foi deposto e transferido para a prisão Prey Sar, em Phnom Penh.
"Os julgamentos e sentenças rapidamente nos lembram mais uma vez que os direitos que garantem um julgamento justo tanto no âmbito do direito cambojano como internacional é regularmente pisado por aqueles que são obrigados por lei a protegê-los. As autoridades cambojanas devem inverter esta tendência perigosa para criminalizar o compromisso com os direitos humanos e para transformar o Judiciário num instrumento de opressão ", disse Brad Adams, director de programa para a organização asiática Sudeste não-governamental dos direitos humanos  Assista.
Uma empresa privada, Shukaku, com 99 anos, para a atribuição de terras na área de Boeung Kak Lake e transformou o reservatório num aterro sanitário. Isso levou a uma disputa e despejos forçados desde que à empresa também foi concedido o uso das áreas circundantes, onde viveram 4200 famílias. Shukaku é apoiada por um senador do partido do governo do Camboja, Partido do Povo Cambojano (PPC). Milhares de famílias foram expulsas da área, enquanto que os restantes habitantes estão enfrentando a intimidação e a sofrer as consequências da exploração comercial do lago. Desde 2007, activistas e comissões públicas animam os protestos pacíficos contra a expropriação.
"Esta última repressão do governo cambojano em protesto pacífico - disse Adams - mostra o verdadeiro lado das promessas de reformas democráticas. (...) Os países doadores devem condenar publicamente esta crescente onda de abusos. Para negar a oportunidade de falar só vai incentivar o partido no poder para fechar ainda mais o espaço político e bloquear todas as esperanças de progresso rumo a uma verdadeira democracia multipartidária ". MISNA

Comentários

Mensagens populares