PARTIU PARA O PAI Irmão José Celso Ferreira Cardoso

PARTIU PARA O PAI
Irmão José Celso Ferreira Cardoso

O Irmão Celso era natural de Argoncilhe, Santa Maria da Feira, Diocese do Porto, onde nasceu no dia 8 de Setembro de 1936. Entrou na SMBN em 1952, fez o seu Juramento Temporário ao completar 20 anos de idade e o Juramento Perpétuo aos 26.
Trabalhou em Cucujães como administrador da revista Boa Nova e da Voz da Missão e Adjunto do Director da Escola Tipográfica das Missões. Em 1982 foi nomeado Director-adjunto da Editorial Missões para a Administração e a Difusão.
Em 1990 partiu para Moçambique, onde colaborou na Procuradoria das Missões, em Maputo. Em 1991 foi nomeado para Lisboa como Procurador das Regiões Missionárias e Promotor das edições da Editorial.
Em 1994 voltou a Cucujães como Director-adjunto da Editorial Missões, a trabalhar na difusão das nossas publicações, assim como na publicidade. Foi o iniciador do Calendário Jovem e multiplicou a edição de postais com mensagem.
Foi o rosto visível da Sociedade junto de amigos e colaboradores, paróquias, livrarias e instituições religiosas. Junto com os padres, promoveu retiros e muitos fins de semana de animação missionária. Era conhecido em todas as regiões do país.
Em Cucujães, foi responsável pela catequese no Centro de Santa Luzia, dinamizando a fé das crianças e das catequistas. Colaborou com o seu irmão P. Nuno Cardoso, pároco de Alfena, sendo um dos responsáveis pelo jornal paroquial.
Em 2001, a saúde começou a deteriorar-se. Fez operações à coluna, mas a doença de Parkinson imobilizou-o cada vez mais. Assumiu o sofrimento como a sua “missão mais difícil” em oração e sacrifício pela Missão com grande resignação. Apesar da dificuldade em movimentar-se, todos os dias queria almoçar com a comunidade do seminário e interessava-se pelas notícias da Sociedade a que servia na dor.
Tendo nascido a 8 de setembro, dia de Nossa Senhora, foi nesse dia que fez o seu juramento missionário em 1952 e o renovou em 1959 e 1962. Era profundamente devoto de Maria.

Hoje, Segunda-feira da Páscoa, com 80 anos de idade, partiu para a casa do Pai. Agradecemos a todos os profissionais de saúde e às colaboradoras do Lar de Santa Teresinha que acompanharam e suavizaram o prolongado calvário do nosso Irmão.  Januário dos Santos

Mensagens populares deste blogue

EGIPTO Nova explosão no Egito às portas de outra igreja

SÍRIA Coligação internacional bombardeia barco e mata mulher e filhos

FÁTIMA Centenário das Aparições – Papa Francisco presidirá à canonização de Francisco e Jacinta Marto