BANGLADESH Desafios modernos para os católicos


BANGLADESH
Desafios modernos para os católicos de Bangladesh
Pressões trabalhistas e familiares da vida urbana podem diminuir a freqüência à igreja
DACA.Os católicos participam de um programa litúrgico na Igreja Católica
do Santo Rosário, no centro de Daca, nesta foto de arquivo. Muitos pais
católicos estão preocupados que seus filhos estejam cada vez menos
interessados ​​na liturgia e nos programas da igreja.
(Foto de Chandan Robert Rebeiro) Stephan Rozario e
Rock Rozario, Dhaka 
Bangladesh 24 de outubro de 2018

Os católicos participam de um programa litúrgico na Igreja Católica do Santo Rosário, no centro de Daca, nesta foto de arquivo. Muitos pais católicos estão preocupados que seus filhos estejam cada vez menos interessados ​​na liturgia e nos programas da igreja. (Foto de Chandan Robert Rebeiro) Stephan Rozario e Rock Rozario, Dhaka Bangladesh 24 de outubro de 2018

O católico Peter *, de sessenta anos, tem uma merecida reputação no porto e na cidade industrial de Khulna, no sul do Bangladesh, por ser um homem de boa-fé e ação.
Peter se aposentou recentemente de seu trabalho de longa data em uma organização não governamental local.
Sua única filha e dois de seus quatro filhos se casaram.
Além de frequentar regularmente as liturgias da igreja, Peter conduz as orações da noite em casa.
Mas apesar de haver muito para ser feliz em sua vida, há também uma medida de decepção.
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Os dois primeiros filhos de Pedro ocuparam três anos de formação sacerdotal em um seminário há mais de 12 anos.
Ele queria ver pelo menos um deles se tornar padre, mas nenhum dos dois vivia o sonho de seu pai.
Depois de voltar do seminário, a dupla não completou a graduação, apesar de Peter ser formado na faculdade.
O filho mais velho de Peter se apaixonou por uma garota muçulmana e se casou no tribunal, apesar de ambas as famílias desaprovarem.
"Alguns anos depois, o casamento deles foi solenizado na Igreja Católica", disse Peter ao ucanews.com.
Os vizinhos católicos durante vários anos provocaram a família de Peter durante o casamento.
"Meu filho e minha nora vivem conosco desde então e temos uma neta de 12 anos", disse Peter.
O outro filho que foi para o seminário, ao voltar para a casa da família, não continuou seus estudos, não conseguiu encontrar um emprego estável e parou de frequentar os cultos da igreja.
"Nós tentamos mudar seus modos, mas ele tem sido relutante", disse Peter sobre seu filho se afastando da fé e da família para se divertir à noite com os amigos.
Outro dos filhos adultos de Peter é formado na faculdade e tem um emprego em uma empresa de marketing na capital, Dhaka. O filho mais novo também está em Dhaka, onde estuda para a formatura do ensino médio.
Mas eles também não estão mais interessados ​​na vida e nas atividades da igreja.
Durante as férias, quando voltam para casa, os filhos ficam chateados quando ele lhes pede para participar de programas da igreja e liturgias dominicais.
O terceiro filho de Peter, que trabalha para a empresa de marketing, tem 28 anos. Ele diz que ter uma vida ocupada, incluindo uma semana de trabalho de seis dias, mitiga a frequência à igreja.
"Nos finais de semana eu tenho muitas coisas importantes para fazer, então não tenho tempo para ir à igreja", disse ele ao ucanews.com, acrescentando que isso não necessariamente faz dele um católico ruim.
"Eu não cometo nenhum delito e tenho uma vida baseada em valores - não roubo, conto mentiras ou faço mal aos outros."
No entanto, Peter sente-se frustrado com a descendência masculina, afastando-se da religiosidade e da igreja.
Pedro culpa os maus companheiros, o desejo de dinheiro e a tecnologia moderna pelo que descreve como "declínio da fé" entre seus filhos.
No entanto, Peter sempre gostou da filha, tanto antes quanto depois do casamento.
"Minha filha é uma garota perfeita", disse ele, acrescentando que ela foi bem sucedida em seus estudos, freqüenta a igreja regularmente e tem uma vida familiar feliz.
O padre Mintu L. Palma , conselheiro familiar e vigário judicial do tribunal matrimonial interdiocesano de Daca, cita uma tendência à alienação dos jovens católicos de uma vida de fé.
No entanto, a maioria dos católicos ainda vai à igreja, especialmente aos domingos, disse ele.
Entre 50 e 60 por cento dos mais de 15.000 paroquianos da sua Igreja do Santo Rosário, no centro de Dhaka, "praticaram activamente" a sua religião. 
Nas áreas urbanas, onde a vida é mais movimentada e mais moderna, os católicos tendem a ser menos aderentes à sua fé, enquanto os católicos rurais estão mais inclinados em relação à igreja e à vida religiosa, disse o padre a ucanews.com.
Às vezes, as pessoas queriam frequentar a igreja, mas eram "espremidas" por pressões familiares e de trabalho modernas.
Padre Palma disse que a igreja conduziu seminários sobre o uso de tecnologias modernas de comunicação para ajudar a manter os católicos, especialmente os jovens, próximos de suas crenças religiosas.
No entanto, um padre jesuíta e motivador de jovens, padre Pradeep Perez , disse que os programas da igreja para os jovens eram muitas vezes monótonos e não refletiam os desafios modernos.
Muitas vezes, os líderes da igreja diziam aos jovens o que "fazer e não fazer" sem explicar o motivo, observou o padre.
"Há uma base filosófica para as regras e leis da igreja", disse o padre Pérez.
Por exemplo, a igreja se opunha ao "planejamento familiar artificial" porque limitava o amor natural entre homens e mulheres.
"O mesmo vale para os casamentos mistos", disse o padre em relação às dificuldades encontradas quando os casais não tinham a mesma fé religiosa.
Padre Pérez acrescentou que a juventude constitui o futuro da igreja.
"Mas os jovens não têm muito a dizer nos processos de tomada de decisão da igreja", disse ele.
"Isso deve mudar, ou podemos acabar perdendo nossa próxima geração de católicos."
* Peter e sua família pediram para não usar seus nomes verdadeiros. 

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