FILIPINAS Manila recusa-se a estender o visto de freira australiana

FILIPINAS
Manila recusa-se a estender o visto de freira australiana
Agência de Imigração diz que a irmã Patricia Fox não conseguiu levantar novos argumentos para apoiar seu apelo à extensão
A freira australiana Patricia Fox mostra o apelo que apresentou ao
Departamento de Imigração das Filipinas em uma tentativa de ter seu
visto de missionário estendido em 3 de setembro.
(Foto de Angie de Silva / ucanews.com)
Jose Torres Jr., Manila, Filipinas 8 de outubro de 2018

O Departamento de Imigração das Filipinas negou "com finalização" um apelo da freira católica australiana Patricia Fox para estender seu visto missionário no país.
Em um comunicado de duas páginas para a mídia em 8 de outubro, o departamento disse que ela "não levantou nenhum argumento novo e substancial".
Ele disse que sua moção contém "meramente uma reiteração ou repetição de argumentos já apresentados e considerados sem mérito".
O visto da freira expirou em 5 de setembro. Ela solicitou uma prorrogação, mas isso foi negado oito dias depois.
Em sua decisão, o departamento disse que uma aprovação teria sido "inconsistente com os resultados citados na ordem de deportação contra ela".
Em julho, as autoridades ordenaram que ela deixasse as Filipinas depois que ela foi declarada "alienígena indesejável" pela agência.
Em uma resolução de 10 páginas, descobriu que a irmã Fox estava "violando as limitações e condições de seu visto missionário" por supostamente ingressar em atividades políticas partidárias.
O superior regional das Irmãs de Nossa Senhora de Sion, uma congregação católica internacional, foi preso e detido durante a noite de 16 de abril por "participar de comícios políticos".
A agência ordenou que ela perdesse o visto de missionário naquele mês e deu a ela 30 dias para sair.
Em 25 de maio, após um apelo de seus advogados, o Departamento de Justiça reverteu a ordem e restabeleceu seu visto, que deveria expirar em setembro.
No entanto, a porta-voz Dana Krizia Sandoval disse que o comitê de comissários da agência subseqüentemente decidiu que não havia razão válida para reverter a negação de visto anterior. Ela deve agora solicitar um visto rebaixado.
"Isso reverteria seu status para um visitante temporário, e ela terá 59 dias a partir da data em que seu visto expirar", disse Sandoval.
O não cumprimento pode resultar em outra ordem de deportação, alertou o departamento.
A irmã Fox já está enfrentando uma ordem de deportação separada da agência que ela está recorrendo com o Departamento de Justiça.
Líderes filipinos da igreja têm repetidamente condenado essa ordem, dizendo que é uma medida do governo para assediar aqueles que expressam críticas à administração do presidente Rodrigo Duterte .

O Fórum Episcopal Ecumênico convocou as igrejas cristãs a estender seu apoio à irmã Fox e a todos os missionários que enfrentam perseguição por causa do trabalho que fazem com os pobres.

A freira trabalha nas Filipinas há 27 anos. Ela dirigiu o grupo de Missionários Rurais das Filipinas por oito anos. UCANEWS

Comentários

Mensagens populares