MEUS AMIGOS 52 ANOS MISSIONÁRIO | Diocese do Porto (Ordenação sacerdotal: 24.set.1966 | Missa Nova: 09.out.1966) AGRADEÇO A DEUS, PAIS, IRMÃOS, SOBRINHOS, FAMILIARES, AMIGOS: servi Deus e a Missão: padre: 52 anos; Pároco (12 anos); Emigrantes; * professor: 29 anos; * jornalista: 53 anos; * viagens: 22 anos; *escritor: livros (7+); *calvário: 11 anos; - missionário pela imprensa. PARA TODOS OS QUE ME ACOMPANHARAM NAS DIVERSAS ACTIVIDADES VAI O MEU MUITO OBRIGADO. SEMPRE, EM PRIMEIRO LUGAR, A MINHA QUERIDA FAMÍLIA, E DE MANEIRA ESPECIAL A TIA ANINHAS QUE ME PAGOU TUDO O QUE PRECISEI PARA FREQUENTAR O SEMINÁRIO E EM LIVROS QUE ME SERIAM ÚTEIS. Fui ORDENADO SACERDOTE na Capela de Santa Filomena, na presença do Sr. Bispo e de 1 padre do seminário (os outros colegas tinham sido ordenados 3 meses antes). Presentes os familiares e amigos de Vila Boa do Bispo. (Tive a alegria de fazer durante 7 anos a VISITA PASCAL a todas as casas da freguesia e cumprimentando todas as pessoas num excepcional ambiente de "afectos" - por isso Marcelo Rebelo de Sousa já não é original). De notar que a JUVENTUDE (na catequese = preparação para a festa da Comunhão Solene e em teatros), foram para mim uma ajuda preciosa. A MISSA NOVA teve lugar no dia 09.out.1966. Missa no Mosteiro e almoço no Lourido, em casa da família Manuel Nunes (o meu muito amigo Nequinha) onde esteve presente um bom grupo de amigos. Foram Padrinhos: Costa Lima, Armando Alves, Manuel Nunes, Joaquim Pinto. Costa Lima nunca me faltou com nada que precisasse. Foi para mim um pai (mais que um amigo); muitos dos meus problemas devem-se à sua falta porque Deus o chamou, quando eu comecei a ter problemas graves de saúde e tendo de gerir sózinho, com a ajuda de alguns amigos, esses problemas; ele pensava até disponibilizar uma casa para eu viver. Aos meus queridos amigos agradeço terem-me ajudado a ser mais padre e missionário com a vossa amizade e estímulo: PADRE em todos os 81 países onde estive – Moçambique, África do Sul e Canadá - ou por onde passei com grupos por mim formados e anunciados na Revista Boa Nova, manifestando sempre a minha vontade de os pagar - mas sendo dispensado pelo Administrador pois estava fazendo um trabalho de promoção missionária na Imprensa e no Instituto, que era bem custoso - ninguém queria ir como responsável - queriam ir se eu fosse - e até levei alguns pagando-lhes as viagens); PÁROCO da cidade de Angoche – 12 anos, e visitas às comunidades do interior; PROFESSOR com Diploma do Ministério da Educação, em Cernache do Bonjardim 21 anos inesquecíveis pelo carinho (Seminário, IVS e Cursos nocturnos), a colaboração como Reitor (com a participação em 43 mil para reparação da igreja com telhado novo), e no Colégio São João de Brito, em António Enes – 13 anos como professor e Diretor; EMIGRANTES: quando estive em Moçambique, e não vinha de férias a Portugal, ia substituir um capelão de emigrantes (PP. Freitas ou Almeida) durante um mês + em Joanesburgo (África do Sul) e fui passar com o mesmo intuito, um mês e meio em Toronto (Canadá) onde ia substituir o Pe. Francisco que acabou, por estar lá todo o tempo, mas foi para mim bom o convívio com os açoreanos: trouxe 300 assinantes da BN que já se perderam por falta de contactos e presença; JORNALISTA (CP 4072 A) desde 1965 - 53 anos – Editorialista de ‘Novidades’, como Chefe de Redacção da revista BOA NOVA (em 4 anos consegui 6 mil assinantes, o que foi um best-seller = só na paróquia de Paramos, com a ajuda do presidente da Junta que presidia às leituras, pois o pároco (Pe. Saul) estava ausente por doença (deu uma ajuda enorme com suas palavras audazes), e VOZ DA MISSÃO, ambas com mudança para cores, design e paginação minhas, colaboração gratuita com milhares de artigos em jornais diários, mensais e semanais – colaboração que ainda continua; me ajudou muito o contacto e convívio com o representante da LUSA, no Maputo, Dr. Augusto de Carvalho e com o Dr. Aquino de Bragança, CONSELHEIRO do Presidente Samora Machel; NUNCIATURA: nas vindas ao Maputo estava convidado e ele fazia gosto nisso, para ir tomar um chá e conversar um pouco com o representante do Papa; FRELIMO e GOVERNO, sempre tive as melhores relações - cada um no seu campo não provocando qualquer problema = cooperação: muitas vezes servi-me dos pequenos aviões que vinham do Maputo a Angoche e, nos últimos anos viagens a Portugal nas férias todos os anos pagando um ano a diocese e no outro o Ministério da Educação; VIAGENS ‘Amigos de Verdade’ e jornal trimestral ‘IDE’: 162 por 81 países totalmente à minha responsabilidade com objectivos: fé – cultura e repouso – maravilhosos retiros missionários durante pelo menos uma semana: quase todas para o estrangeiro atingindo 3 a 4 mil pessoas – com Hotéis 4 ou 5 estrelas pelas ‘Viagens Abreu’; ESCRITOR: 7 livros publicados e outros em preparação; CALVÁRIO: problemas muito graves de coluna – com cirurgias cervical, lombar e aguardando outras duas por causa de uma queda, e grave DEPRESSÃO que me tem acompanhado (além de 3 esgotamentos tratados em Joanesburgo (2) e 1 em Portugal, sempre por ‘excesso de trabalho’ segundo neurologista – ‘com 52 anos já é tempo de ter juízo’, mas desde há 11 anos é uma ‘constante na vida’. Como dizia Paulo Manna, depois de vir doente das Missões da China: agora sou ‘um missionário falido’ mas, pensando melhor: afinal posso fala Como dizia Paulo Manna, depois de vir doente das Missões da China: agora sou ‘um missionário falido’ mas, pensando melhor: afinal posso fala Como dizia Paulo Manna, depois de vir doente das Missões da China: agora sou ‘um missionário falido’ mas, pensando melhor: afinal posso falar, posso escrever. E lançou a ‘Italia Missionária’ que atingiu 100 mil exemplares de tiragem. Então dizia: já não sou um missionário falido pois reencontrei a minha vocação missionária… Faço minhas as suas palavras. A TODOS OS QUE ME ACOMPANHARAM/NHAM NESTAS E NOUTRAS ACTIVIDADES UM GRANDE ABRAÇO DE GRATIDÃO PELA AJUDA QUE SEMPRE ME DERAM NA FORÇA PARA SER UM MISSIONÁRIO FELIZ. GRAÇAS AO SENHOR E A MARIA SANTÍSSIMA.

MEUS AMIGOS 52 ANOS MISSIONÁRIO |Diocese do Porto
(Ordenação sacerdotal: 24.set.1966 | Missa Nova: 09.out.1966)
AGRADEÇO
A DEUS, A MEUS PAIS, IRMÃOS, SOBRINHOS, FAMILIARES, AMIGOS, E AOS MISSISONÁRIOS DE VILA BOA DO BISPO PELA AMIZADE E ENTUSIASMO QUE SEMPRE  ME DERAM:                                                                                                                     se

servi Deus e a Missão: padre: 52 anos; Pároco (12 anos); Emigrantes; * professor: 29 anos; * jornalista: 53 anos; * viagens: 22 anos; *escritor: livros (7+); *calvário: 11 anos; - missionário pela imprensa. PARA TODOS OS QUE ME ACOMPANHARAM NAS DIVERSAS ACTIVIDADES VAI O MEU MUITO OBRIGADO. SEMPRE, EM PRIMEIRO LUGAR, A MINHA  QUERIDA FAMÍLIA, E DE MANEIRA ESPECIAL A TIA ANINHAS QUE ME PAGOU TUDO O QUE PRECISEI PARA FREQUENTAR O SEMINÁRIO E EM LIVROS QUE ME SERIAM ÚTEIS.

 Fui ORDENADO SACERDOTE na Capela de Santa Filomena, na presença do Sr. Bispo e de 1 padre do seminário (os outros colegas tinham sido ordenados 3 meses antes). Presentes os familiares e amigos de Vila Boa do Bispo. (Tive a alegria de fazer durante 7 anos a VISITA PASCAL a todas as casas da freguesia e cumprimentando todas as pessoas num excepcional ambiente de "afectos" - por isso Marcelo Rebelo

de Sousa já não é original).  De notar que a JUVENTUDE (na catequese = preparação para a festa da Comunhão Solene e em teatros), foram para mim uma ajuda preciosa. A MISSA NOVA teve lugar no dia 09.out.1966. Missa no Mosteiro e almoço no Lourido, em casa da família Manuel Nunes (o meu muito amigo Nequinha) onde esteve presente um bom grupo de amigos. Foram Padrinhos: Costa Lima, Armando Alves, Manuel Nunes, Joaquim Pinto. Costa Lima nunca me faltou com nada que precisasse. Foi para mim um pai (mais que um amigo); muitos dos meus problemas devem-se à sua falta porque Deus o chamou, quando eu comecei a ter problemas graves de saúde e tendo de gerir sózinho, com a ajuda de alguns amigos, esses problemas; ele pensava até disponibilizar uma casa para eu viver.
Aos meus queridos amigos agradeço terem-me ajudado a ser mais padre e missionário com a vossa amizade e estímulo: PADRE em todos os 81 países onde estive – Moçambique,
 África do Sul e Canadá - ou por onde passei com grupos por mim formados e anunciados na Revista Boa Nova, manifestando sempre a minha vontade de os pagar - mas sendo dispensado pelo Administrador pois estava fazendo um trabalho de promoção missionária na Imprensa e no Instituto, que era bem custoso - ninguém queria ir como responsável - queriam ir se eu fosse - e até levei alguns pagando-lhes as viagens); PÁROCO  da cidade de Angoche – 12 anos, e visitas às comunidades do interior;  PROFESSOR com Diploma do Ministério da Educação, em Cernache do Bonjardim 21 anos inesquecíveis pelo carinho (Seminário, IVS e Cursos nocturnos), a colaboração como Reitor (com a participação em 43 mil para reparação da igreja com telhado novo), e no Colégio São João de Brito, em António Enes – 13 anos como professor e Diretor; EMIGRANTES: quando

estive em Moçambique, e não vinha de férias a Portugal, ia substituir um capelão de emigrantes (PP. Freitas ou Almeida) durante um mês + em Joanesburgo (África do Sul) e fui passar com o mesmo intuito, um mês e meio em Toronto (Canadá) onde ia substituir o Pe. Francisco que acabou por estar lá todo o tempo, mas foi para mim bom o convívio com os açoreanos: trouxe 300 assinantes da BN que já se perderam por falta de contactos e presença; JORNALISTA (CP 4072 A) desde 1965 - 53 anos – Editorialista de ‘Novidades’, como Chefe de Redacção da revista BOA NOVA (em 4 anos consegui 6 mil assinantes, o que foi um best-seller = só na paróquia de Paramos, com a ajuda do presidente da Junta que presidia às leituras e liturgia, pois o pároco (Pe. Saul) estava ausente por doença (deu uma ajuda enorme com suas palavras audazes), e VOZ DA MISSÃO, ambas com mudança para cores, design e paginação minhas, colaboração gratuita com milhares de artigos em jornais diários, mensais e semanais – colaboração que ainda continua; me ajudou muito o contacto e convívio com o representante da LUSA, no

Maputo, Dr. Augusto de Carvalho e com o Dr. Aquino de Bragança, CONSELHEIRO do Presidente Samora Machel; NUNCIATURA: nas vindas ao Maputo estava convidado e ele fazia gosto nisso, para ir tomar um chá e conversar um pouco com  o representante do Papa; FRELIMO e GOVERNO, sempre tive as melhores relações - cada um no seu campo não provocando qualquer problema = cooperação: muitas vezes servi-me dos pequenos aviões que vinham do Maputo a Angoche e, nos últimos anos viagens a Portugal nas férias todos os anos pagando um ano a diocese e no outro o Ministério da Educação; VIAGENS  ‘Amigos de Verdade’ e jornal trimestral ‘IDE’: 162  por 81 países

totalmente à minha responsabilidade com objectivos definidos: fé – cultura e repouso – maravilhosos retiros missionários durante pelo menos uma semana: quase todas para o estrangeiro atingindo 3 a 4 mil pessoas – com Hotéis 4 ou 5 estrelas pelas ‘Viagens Abreu’; ESCRITOR: 7 livros publicados e outros em preparação; CALVÁRIO: problemas muito graves de coluna – com cirurgias cervical, lombar e aguardando outras duas (ou 3) por causa de uma queda, e grave DEPRESSÃO que me tem acompanhado (além de 3 esgotamentos tratados em Joanesburgo (2) e 1 em Portugal, sempre por ‘excesso de trabalho’ segundo neurologista – ‘com 52 anos já é tempo de ter juízo’, mas desde há 11 anos é uma ‘constante na vida’
.
Como dizia Paulo Manna, depois de vir doente das Missões da China: agora sou ‘um missionário falido’ mas, pensando melhor: afinal posso falar, posso escrever. E lançou a ‘Italia Missionária’ que atingiu 100 mil exemplares de tiragem. Então dizia: já não sou um missionário falido pois reencontrei a minha vocação missionária…
Faço minhas as suas palavras.

A TODOS OS QUE ME ACOMPANHARAM/NHAM NESTAS E NOUTRAS ACTIVIDADES DA MISSÃO,E  UM GRANDE ABRAÇO DE GRATIDÃO PELA AJUDA QUE SEMPRE ME DERAM QUANDO PRECISEI/O E NA NA FORÇA PARA SER UM MISSIONÁRIO FELIZ. GRAÇAS AO SENHOR E A MARIA SANTÍSSIMA, NA SUA IMACULADA CONCEIÇÃO E A SÃO FRANCISCO XAVIER

Ad majorem Dei gloriam!

Comentários

Mensagens populares