Verbum Dei – Palavra de Deus Domingo XXV do TC – Ano B -23.09.18


Verbum Dei – Palavra de Deus
Domingo XXV do TC – Ano B -23.09.18
1.Sabedoria 2.12.17-20
O SERVO DE TODOS, SEM HIPOCRISIA, É O MAIOR DE TODOS

Coragem em defesa da fé
A maneira de pensar dos judeus não era diferente da dos cristãos de hoje. O justo incomoda sempre aqueles cujo proceder se opõe à vivência da Aliança com Deus. A fidelidade do justo censura as transgressões à Lei, é uma repreensão. Então persegue-se. Há que ver se as suas obras são boas. Vamos prová-lo com ultrajes e torturas para verificarmos a sua mansidão e a sua paciência. “Vamos condená-lo à morte” a ver se Alguém o vem socorrer.
Hoje repete-se exactamente o mesmo modo de pensar e de agir. O homem dominado pelo egoísmo, pelo dinheiro, pelo abuso do poder persegue os seus irmãos fiéis ao Senhor. Querem seguir as ‘modernices’, uma religião que se afasta dos ensinamentos de Jesus e colocam o seu prazer em denegrir os que procuram ser fiéis. Só há uma resposta: a coragem contra os que se sentem incomodados, e como “cães raivosos”, fazem o papel do “Diabo” numa perseguição feroz aos seus irmãos. Por vezes solapadamente ou com ‘calúnias’ e mentiras´. São ‘hipócritas desavergonhados’. e ‘assassinos’.

2.Tiago 3,16 - 4,3
Viver em paz, sem hipocrisia
São Tiago fala da sociedade de consumo que transformou o dinheiro em  “ídolo”. Para o conseguir esta aspiração conduziu ao emprego da violência e da morte: inveja, exploração do trabalho infantil, rivalidades, conflitos entre pessoas e nações,… A sabedoria que vem do Alto é pacífica, generosa, cheia de misericórdia e sem hipocrisia. “A Igreja que caminha na história - disse o papa Francisco há poucos dias na homilia em Santa Marta –é atacada e perseguida, de dentro e de fora, pelos “hipócritas” que, sob a acção do demónio procuram destruir as pessoas,  sociedade, a Igreja”. E porquê? Porque se escandalizam com a misericórdia, com o perdão de Jesus de Nazaré. Somos pecadores. O diabo – acrescentou – nada pode fazer com os pecadores arrependidos, mas  é ‘forte com os hipócritas’. Pratiquemos o amor fraterno. Semeemos a paz. Isto num mundo em que milhões de crianças, de pobres  são explorados no eu trabalho, pelos que entregam à vileza dos ídolos do nosso tempo: o dinheiro, o poder e o sexo.

3.Evangelho. Mc 9, 30-37
O servo de todos é o maior no reino dos céus.
Jesus falou da sua morte e os discípulos começaram a conversar, em surdina, sobre qual deles era o maior. Jesus sentou-se, chamou-os e disse: “Quem quiser ser o primeiro será  o servo de todos”. E pegou numa criança, símbolo de fraqueza, sem poder,… Afirmou que o Reino de Deus é dos fracos, dos humildes, dos pobres, dos marginalizados.
Papa Francisco pede sempre para rezarem por ele. Há dias disse: “rezemos pelos bispos”. Todos os membros da Igreja precisamos de oração, da força do Espírito. Dentro da Igreja também encontramos hoje quem se considera maior e ataca o Papa por lutar na “reforma” por uma Igreja dos pobres como queria e quer Jesus de Nazaré. E rezemos também de muitos que têm abusado do seu poder e da confiança do povo de Deus, mesmo que seja uma criança.
UM BOM DOMINGO

Comentários

Mensagens populares