SUDÃO DO SUL Comboio fluvial de ajuda humanitária chega a áreas isoladas no Sudão do Sul

SUDÃO DO SUL
Comboio fluvial de ajuda humanitária chega a áreas isoladas no Sudão do Sul
Foto: PAM/ Gabriela Vivacqua
O comboio fluvial, composto por uma barcaça e 11
 navios menores, transportou cerca de 752 toneladas de 
alimentos e suplementos nutricionais. 10 OUT 2018

Este é o primeiro acesso do PAM desde início da guerra civil em 2013; passagem dos navios leva mantimentos a dezenas de milhares de deslocados; carregamento vai permitir alimentar 40 mil pessoas durante um mês.
Pela primeira vez desde o início da guerra civil no Sudão do Sul, no final de 2013, o Programa Alimentar Mundial, PAM, conseguiu, enviar barcos com ajuda humanitária pelo rio Sobat.
A passagem segura dos navios com mantimentos permite salvar a vida a dezenas de milhares de pessoas deslocadas no condado de Ulang, na região do Grande Nilo Superior.
Transporte fluvial
Em resposta às crescentes necessidades humanitárias no país, o PAM
fornece alimentos a 5 milhões de pessoas, utilizando todos os meios
de transporte., by Foto PAM/ Gabriela Vivacqua
 Em resposta às crescentes necessidades humanitárias no país, o PAM fornece alimentos a 5 milhões de pessoas, utilizando todos os meios de transporte., by Foto PAM/ Gabriela Vivacqua
O comboio fluvial, composto por uma barcaça e 11 navios menores, transportou cerca de 752 toneladas de alimentos e suplementos nutricionais. O suficiente para sustentar 40 mil pessoas durante um mês.
O transporte da mercadoria desde a vila Renk, onde foi carregada, durou uma semana para chegar ao condado de Ulang.
O diretor de país do PAM no sul do Sudão, Adnan Khan, lembra que “milhões de pessoas não sabem de onde vem a próxima refeição" e adianta que “a abertura de rotas de entrega mais viáveis vai ajudar a alcançar mais pessoas, com maior eficiência”.
Crise alimentar
Mais da metade da população do Sudão do Sul, cerca de 6,1 milhões de pessoas, enfrentam uma grave escassez de alimentos. Os dados são do relatório da Classificação Integrada da Segurança Alimentar, IPC.
Em resposta às crescentes necessidades humanitárias no país, o PAM fornece alimentos a 5 milhões de pessoas, utilizando todos os meios de transporte rodoviário, aéreo e fluvial.
Em circunstâncias extremas, são efetuadas descargas por aviões para abastecer comunidades remotas, mas são um último recurso, uma vez que segundo o responsável do PAM “custam em média seis vezes mais que o transporte rodoviário ou fluvial.”
A agência estima que irá distribuir 6, 2 mil toneladas de alimentos a cerca de 130 mil pessoas em sete locais de difícil acesso nos condados de Ulang, Luakpiny e Nyirol ao longo dos próximos 12 meses.

Comentários

Mensagens populares