DIABO O diabo ama a elite, diz papa

DIABO
O diabo ama a elite, diz papa
A elite não é uma classe social, mas uma atitude da alma, disse o Papa Francisco em entrevista
Papa Francisco se dirige ao Sínodo dos Bispos, enfocando os jovens,
a fé e o discernimento vocacional no Vaticano em 3 de outubro.
(Foto de Andreas Solaro / AFP) Junno Arocho Esteves,
Catholic News Service 
Cidade do Vaticano, 10 de outubro de 2018

Mesmo os maiores pecadores podem encontrar uma mãe amorosa em Maria, enquanto os que são corruptos encontram refúgio somente em seus próprios desejos cegos e egoístas, disse o Papa Francisco.

Em um livro que estava programado para ser lançado em 10 de outubro em italiano, o papa disse que Mary é incapaz de entrar nos corações de homens e mulheres corruptos porque eles fizeram a escolha "satânica" de "trancar a porta por dentro".
"Maria não pode ser a mãe dos corruptos porque os corruptos venderiam sua própria mãe, venderiam seus pertences para uma família, para um povo", disse o papa. "Eles procuram seu próprio lucro, seja econômico, intelectual, político, de qualquer tipo".
O livro, intitulado "Ave Maria", traz reflexões sobre a oração mariana feita pelo Papa Francisco durante uma entrevista com o padre Marco Pozza, um capelão da prisão na cidade de Padova, no norte da Itália.
Vários trechos do novo livro foram publicados em 8 de outubro pelo Vatican Insider , o suplemento de notícias online do jornal italiano La Stampa .
O papa disse que imaginou que durante toda a vida de Maria, ela permaneceu uma "mulher normal", apesar das circunstâncias extraordinárias de ser a mãe de Deus, e "ela é uma mulher que qualquer mulher deste mundo pode imitar".
Mary era normal. Ela trabalhava, fazia compras, ajudava o filho, ajudava o marido: normal", disse ele. "A normalidade é viver com as pessoas e gostar das pessoas. É anormal viver sem raízes dentro de um povo, sem uma conexão com um povo histórico."
Sem essas conexões, disse o papa, pode surgir um pecado que "Satanás, nosso inimigo, gosta tanto: o pecado da elite".
"A elite não sabe o que significa viver entre as pessoas. E quando falo de elite, não me refiro a uma classe social: falo de uma atitude da alma", disse ele. "Pode-se pertencer a uma igreja da elite. Mas, como o Concílio ( Segundo Vaticano ) disse em 'Lumen Gentium', a igreja é o santo povo fiel de Deus. A igreja é um povo, o povo de Deus. E o o diabo ama a elite ".
Mas aqueles que reconhecem seus pecados podem experimentar a proteção maternal de Maria porque ela "é a mãe de todos nós pecadores, do maior ao menor santo".
"Essa é a realidade", disse o papa. "Se eu dissesse a mim mesmo que não era pecador, seria a maior pessoa corrupta."
O Papa Francisco também refletiu sobre o sofrimento de Maria ao ver a morte de seu filho, que é uma dor que muitas mães, especialmente em sua terra natal, a Argentina, experimentam hoje.
Ele relembrou a dor sofrida pelas "Madres da Praça de Maio", uma associação de mães em busca de seus filhos que desapareceram durante a chamada "guerra suja" da Argentina. Cerca de 30.000 argentinos foram seqüestrados, torturados, assassinados ou desaparecidos entre 1976 e 1983, sob a ditadura militar argentina, e muitos dos detidos foram presos junto com seus filhos.
Sua dor, disse o papa Francisco, "é impossível de entender".
"Um deles me disse: 'Eu quero pelo menos ver o corpo, os ossos da minha filha, para saber onde ela está enterrada'", lembrou ele. "Existe uma memória que chamo de 'memória materna', algo físico, a memória de carne e osso. Essa memória também pode explicar a angústia."


Muitas vezes, o papa continuou, "eles me perguntaram: 'Mas onde estava a igreja naquele momento, por que ela não nos defendeu?' Não digo nada, e acompanho-os. O desespero das mães da Plaza de Mayo é terrível. Não podemos fazer mais do que acompanhá-las e respeitar a sua dor, para segurar a mão delas. "

Comentários

Mensagens populares