ÍNDIA Trabalhadores migrantes esperam para embarcar em um trem na estação de trem de Ahmedabad em 9 de outubro para levá-los para casa após a violência da turba que os atacou depois que uma criança foi supostamente estuprada por um trabalhador migrante. (Foto por IANS) Bijay Kumar Minj, Nova Delhi, Índia 11 de outubro de 2018

ÍNDIA


Conflito foi desencadeado em Gujarat industrializado pelo suposto estupro de criança

Trabalhadores migrantes esperam para embarcar em um 
trem na estação de trem de Ahmedabad em 9 de outubro para 
Levá-los para casa após a violência da turba que os atacou 
depois que uma criança foi supostamente estuprada por um 
trabalhador migrante. 
11 de outubro de 2018
Milhares de trabalhadores migrantes internos fugiram dos ataques comunais em Gujarat, o estado natal do primeiro-ministro Narendra Modi no oeste da Índia, desencadeados pela suposta violação de uma menina de 14 meses.
Um homem de outro estado foi preso durante o ataque de 28 de setembro à criança.
Apesar dos pedidos de calma, estima-se que 20 mil migrantes internos tenham deixado o estado desde então, de acordo com um grupo envolvido no bem-estar interno dos trabalhadores migrantes, Uttar Bharatiya Vikas Parishad.
Grupos de direitos humanos e líderes da Igreja Católica pediram mais ação conjunta das autoridades policiais para controlar a violência.
O ministro do Interior do Estado, Pradeepsinh Jadeja, rebateu que a polícia havia detido cerca de 450 pessoas por atacar trabalhadores de fora do estado.
A disputa eclodiu no segundo estado mais industrializado da Índia, quando se espalhou a notícia do suposto estupro da criança a cerca de 100 quilômetros da capital comercial do estado de Gujarat, Ahmedabad.
Grupos de moradores de língua gujarense começaram a espancar migrantes internos, a maioria dos quais trabalha em fábricas têxteis e outras, assim como em fornos de tijolos, no setor de transporte e na agricultura.
A maioria dos migrantes fala hindi e vem de estados como Bihar, Uttar Pradesh, Chhattisgarh, Jharkhand, Odisha e Rajasthan.
O arcebispo Thomas Macwan,  de Gandhinagar, disse que é lamentável que milhares de pessoas que nada tinham a ver com o suposto estupro tenham sido expulsas do estado.
O arcebispo Macwan disse que houve casos anteriores de estupro em que os acusados ​​eram forasteiros que falavam hindi, então sentimentos fortes já existiam na comunidade e a violência mais recente foi espontânea.
O arcebispo queria que o governo do Estado, sob o partido pró-hindu Bharatiya Janata Party (BJP) de Modi, agisse de forma mais decisiva, em vez de acusar o partido do Congresso da oposição de fomentar as tensões comunais.
O governo do estado tem culpado o político do Congresso, Alpesh Thakor, e sua organização ativista, Gujarat Kshatriya-Thakor Sena (Exército de Thakor, em Gujarat), pela violência.
O ministro-chefe Vijay Rupani  disse que o Partido do Congresso deve agir contra "seus próprios membros que incitam a violência".
Os críticos do líder estadual dizem que o conflito foi exacerbado em 8 de outubro, quando Rupani disse que os moradores locais deveriam ter preferência por 80% de todo o emprego.
Os líderes do Congresso, por outro lado, acusaram o governo de Gujarat de inação. Eles também questionaram o que descreveram como o silêncio de Modi sobre a violência comunitária.

Joseph Dias, secretário geral do Catholic Secular Forum de Mumbai, viu a onda de ataques como pré-planejada por "interesses investidos".
"O êxodo de trabalhadores migrantes mostra que o governo do BJP não é para os setores desfavorecidos das pessoas", disse Dias.
"Isso não é nada, mas uma tentativa de estragar a harmonia no país."
O padre Jaison Vadassery , secretário do escritório trabalhista dos bispos indianos, disse que a violência veio do temor de que os migrantes deixassem desempregados locais.
A Índia não tem um sistema para regular os movimentos de migrantes internos e eles são tratados como cidadãos de segunda classe, disse o padre.
Oficialmente, a Índia tem cerca de 309 milhões de migrantes internos.

Quase nove milhões de pessoas migram de um estado para outro a cada ano, de acordo com os últimos registros do governo, o dobro do que foi registrado em 2011, acrescentou o padre Vadassery.

Comentários

Mensagens populares