FILIPINAS CATÓLICOS: A freira católica filipina marcou os medos comunistas pela vida

FILIPINAS
CATÓLICOS: A freira católica filipina marcou os medos comunistas pela vida
Irmã Susan Bolanio dos Oblatos de Notre Dame foi franca 































































                                                 



       sobre questões de justiça social

. A irmã Susan Bolanio 
dos Oblatos de Notre Dame diz que é uma "mentira farsa"
descrevê-la como uma rebelde comunista. 
(Foto de Bong Sarmiento)  Bong Sarmiento, 
General Santos City, Filipinas , 2 de outubro de 2018
Irmã Susan Bolanio dos Oblatos de Notre Dame foi franca sobre questões de justiça social
 A irmã Susan Bolanio dos Oblatos de Notre Dame diz que é uma "mentira farsa" descrevê-la como uma rebelde comunista. (Foto de Bong Sarmiento)  Bong Sarmiento, General Santos City, Filipinas , 2 de outubro de 2018
Uma freira católica que tem atuado em questões de justiça social no sul das Filipinas teme por sua vida depois que ela foi rotulada como comunista pelos militares.
A irmã Susan Bolanio dos Oblatos de Notre Dame condenou o que ela descreveu como "tagging vermelho" pelos militares, descrevendo-o como uma "mentira farsa".
Em um comunicado divulgado no dia 2 de outubro, a religiosa pediu às autoridades que investiguem os responsáveis ​​por rotulá-la como rebelde comunista, dizendo que ela expõe sua vida ao perigo.
"A mera sugestão de afiliação a um grupo terrorista comunista representa uma séria ameaça à vida, à dignidade e à segurança das pessoas escolhidas", disse a irmã Bolanio.
Um post de mídia social em 28 de setembro acusou a irmã Bolanio e os líderes tribais Dande Dinyan e Victor Danyan de fazerem parte da frente rebelde da região do Extremo Sul de Mindanao. A postagem não estava mais disponível em 2 de outubro.
Danyan costumava ser o presidente do grupo tribal Taboli-Manobo S'daf Claimants Organization. Ele foi morto junto com outras sete pessoas tribais em dezembro de 2017. Dinyan substituiu o líder assassinado como chefe da organização.
A irmã Bolanio, que é diretora executiva da Fundação Hesed, administrada pela Igreja na cidade de General Santos, tem ajudado a organização tribal com seus projetos de subsistência e desenvolvimento.
A freira disse que a tentativa de ligá-la ao movimento rebelde clandestino foi um "projeto malicioso e vil para colocar sua vida em perigo, especialmente porque Mindanao está sob a lei marcial".
"Estar ligado a um grupo terrorista comunista é condenar uma pessoa como um todo anti-governo", disse ela.
A freira tem estado ativamente envolvida em órgãos governamentais especiais locais e regionais da região nos últimos 30 anos. "Como eu posso ser um terrorista, um inimigo do estado, quando estiver me envolvendo com o funcionalismo?" ela perguntou.
O tenente-coronel Jones Otida, comandante do 27º Batalhão de Infantaria do Exército filipino na província de Cotabato do Sul, disse que sua unidade não estava por trás dos esforços para implicar a freira. "Não sabemos de onde veio essa informação", disse ele em uma entrevista de rádio.

A irmã Bolanio disse que seus advogados já estavam analisando possíveis casos para arquivar contra os militares.

Comentários

Mensagens populares