VIETNAME Vietname prende ativistas da democracia

VIETNAME
Vietname prende ativistas da democracia
Críticos do Estado de partido único dizem que a repressão à liberdade de expressão se intensificou nas últimas semanas
Luu Van Vinh (à esquerda) e outros ativistas que foram
acusados ​​de subversão, são julgados na cidade de Ho Chi
Minh, no Vietnã, em 5 de outubro.
(Foto da Agência de Notícias do Vietnã / AFP)
 ucanews.com reporter, Cidade de Ho
Chi Minh 
Vietnã 9 de outubro de 2018

Um tribunal no sul do Vietnã condenou cinco ativistas pró-democracia, incluindo um monge budista, a um total de 57 anos de prisão por supostamente tentar derrubar o governo comunista
.
Isso aconteceu em meio a uma repressão mais ampla à dissidência .
Um tribunal na cidade de Ho Chi Minh, em 5 de outubro, impôs penas de prisão de 15, 13, 11, 10 e 8 anos respectivamente em Luu Van Vinh, Nguyen Quoc Hoan, Nguyen Van Duc Do, Tu Cong Nghia e o monge Venerável Thich. Nhat Hue.
Eles foram condenados por conduzirem atividades políticas destinadas a derrubar o governo, sob uma provisão do código penal do país, porque estavam fazendo campanha pela introdução da democracia multipartidária.
Todos os cinco foram presos em novembro de 2016 e detidos em custódia.
A esposa de Vinh, que assistiu ao julgamento em um monitor de televisão, disse que os homens foram injustamente tratados.
"Ele é nosso orgulho", disse a mãe de um no Facebook.
O advogado de defesa Nguyen Van Mieng disse que os ativistas condenados acreditam que há falta de provas para apoiar as acusações contra eles.
Outro advogado, Nguyen Van Dai , cristão de um grupo chamado Fraternidade pela Democracia, disse que a acusação afirmou que houve tentativas de derrubar o "governo popular", mas na realidade o Vietnã é um estado de partido único.
Os cinco réus estavam apenas exercendo seus direitos humanos buscando um regime democrático, disse Dai depois que os veredictos e sentenças foram proferidos.
Ele disse que o governo estava cometendo "crimes cruéis" contra o povo.
Minar Pimple , diretor sênior de Operações Globais da Anistia Internacional, disse que as condenações visam sufocar a liberdade de expressão.
Minar, a quem foi recusado um visto de entrada para falar em um evento chamado "Fórum Econômico Mundial sobre a ASEAN" em setembro na capital, Hanói, pediu ao Vietnã que liberte imediatamente os homens presos.

Trinta pessoas foram presas nas últimas cinco semanas por supostos crimes, como blogs, uso do Facebook e outras atividades pacíficas, disse ele. UCANEWS

Comentários

Mensagens populares