JOVEM, LEVANTA-TE.


JOVEM, LEVANTA-TE...
A nova vida «de ressuscitados»
Diz o Evangelho que o jovem «começou a falar» (Lc 7, 15). A primeira reação duma pessoa que é restituída à vida é manifestar sem medo o que tem dentro: a sua personalidade, os seus desejos, as suas necessidades, os seus sonhos.
Falar significa também entrar em relação com os outros. Quando se está «morto», o indivíduo fecha-se em si, interrompem-se as relações ou tornam-se superficiais, falsas, hipócritas. Dando-nos a vida, Jesus «restitui-nos» aos outros (Lc 7, 15).
Hoje pode haver «conexão», mas sem comunicação. “Com esta mensagem, gostaria de lançar juntamente convosco, queridos jovens, o desafio duma viragem cultural, diz Francisco. Numa cultura que quer os jovens isolados e debruçados sobre mundos virtuais, façamos circular esta palavra: «Levanta-te».
É um convite a uma abertura para uma realidade que vai muito além do virtual. «Levanta-te» significa também «sonha», «arrisca», «esforça-te por mudar o mundo», reacende os teus desejos, contempla o céu, as estrelas, o mundo ao teu redor. «Levanta-te e torna-te o que és». Graças a esta mensagem, muitos rostos apagados de jovens ao nosso redor animar-se-ão tornando-se muito mais belos do que qualquer realidade virtual.
“O que é belo, apaixona. E se um jovem se apaixona por Alguém, levanta-se e começa a fazer grandes coisas; e, de morto que estava, pode tornar-se testemunha de Cristo e dar a vida por Ele”.
A ressurreição do jovem reuniu-o à sua mãe. Nesta mãe, podemos ver Maria, nossa Mãe. Nela podemos reconhecer também a Igreja, que quer acolher com ternura os jovens todos, sem excluir nenhum. Assim rezemos a Maria pela Igreja, para que seja sempre mãe dos seus filhos que se encontram na morte, chorando e pedindo o seu renascimento. Por cada filho seu que morre, morre também a Igreja; e por cada filho que ressuscita, também ela ressuscita.

Comentários

Mensagens populares