CHINA Navio com mais de 450 a bordo naufraga

CHINA
Navio com mais de 450 a bordo naufraga
01/06/2015  20h52 - Atualizado em 02/06/2015 às 07h20
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Um navio de passageiros com 458 pessoas a bordo naufragou no
rio Yangtze na província de Hubei, no centro-leste da China, informou
nesta segunda-feira (1º) a agência estatal de notícias Xinhua.

De acordo com a agência, até a 7h00 desta terça (no horário de Brasília), ao menos 15 ocupantes do barco –que ia de Nanquim, no leste, para Chongqing, no centro do país– haviam sido resgatados, incluindo o capitão e o engenheiro-chefe da embarcação, e cinco mortes foram confirmadas.
Os dois disseram que o navio afundou rapidamente após ser atingido por um ciclone. Os trabalhos de resgate prosseguem nesta terça, mas são dificultados pelo mau tempo, ventos fortes e chuva intensa.
Segundo a rede estatal CCTV, o barco levava 406 passageiros chineses, 47 tripulantes e cinco funcionários de uma agência de turismo.
Batizada de Estrela do Oriente, a embarcação tinha 76,5 metros de comprimento e 11 metros de largura e podia transportar até 534 pessoas.
A empresa dona do navio, a Chongqing Eastern Shipping Corp., explora rotas de turismo na região das Três Gargantas, trecho do Yangtze próximo ao local do desastre.
A imprensa chinesa revelou que os socorristas bateram em várias ocasiões no casco do navio (virado) e obtiveram "respostas" do interior do barco.
A maioria das 458 pessoas que viajavam no navio são turistas com entre 50 e 80 anos, informou o jornal oficial "Diário do Povo".
Segundo a imprensa estatal, o presidente Xi Jinping ordenou o emprego de "todos os esforços possíveis" nas tarefas de resgate, e o primeiro-ministro, Li Keqiang, está a caminho do local para coordenar pessoalmente os trabalhos.
Nas redes sociais, os internautas chineses lamentaram a falta de cobertura da mídia: "quando o ferry (Sewol) afundou (no ano passado) na Coreia do Sul, a televisão sul-coreana informou 24 horas".
Em janeiro passado, 22 pessoas morreram –incluindo oito estrangeiros– quando um rebocador afundou no Yangtze entre as cidades orientais de Jingjiang e Zhangjiagan.

Após o acidente, o governo provincial disse que o barco estava em fase de testes sem completar adequadamente os procedimentos necessários e sem fornecer informações sobre a condição do navio, tal como exigido pelos regulamentos F.S.P.

Comentários

Mensagens populares