CUCUJÃES Festa Missionária por P. JOAQUIM PINHO

CUCUJÃES
Festa Missionária por P. JOAQUIM PINHO
Decorreu em 24 de Maio, Domingo, a Festa Missionária em Cucujães. O tempo foi bastante favorável, colaborou muito connosco. Domingo de boa e bela Primavera: muito Sol, calor e brisa suave. Muito alegrou os corações de auxilares, familiares, amigos, colaboradores, povo da terra, missionários, missionárias, leigos Boa Nova e Jovens Boa Nova.
O Claustro do Seminário esteve, durante todo o dia repleto destes amigos que vieram visitar a exposição missionária para ajudar os projectos solidárias nas nossas terras de missão. O ambiente era de alegria e de festa. Não faltaram para isso óptimos bolos oferecidos por amigos que bem entendem destas coisas muito boas para alegrar o convivio e a vida que fervilha ainda por toda a parte, apesar destes tempos de crises financeiras… Onde há solidariedade e coração bom, não faltam nem a partilha nem o que partilhar…
A par deste convívio no Claustro, também o claustro inferior, junto do refeitório do Seminário completou este convívio, com sopa à lavrador e fêveras bem temperadas… Parecia que o mundo estava ali em peso na hora do almoço… O P. Adelino Simões, mestre nestas coisas encarregou-se de dirigir esta excelente parte… Também os Leigos e Jovens Boa Nova montaram ali a sua tenda para completar aquele lauto banquete com bolos de todo o tipo, café e outras coisas bebíveis…
A parte litúrgica, começou pelas 10.30h da manhã com a romagem para o carvalhal próximo da gruta de Nossa Senhora de Lurdes, em procissão com a imagem de Nossa Senhora das Missões, belamente ornamentada pelas nossas colaboradoras de Cucujães. Levaram-na ao ombro, no seu andor, os escuteiros; acompanharam os missionários concelebrantes e o presidente da celebração, P. Adelino Ascenso, Superior Geral, os acólitos da Paróquia de S. Martinho de Cucujães e os seminaristas do nosso Seminário Maior de Valadares. O Ir. Joaquim Félix e o P. Augusto Farias orientaram o terço missionário rezado durante o percurso.
A eucaristia foi animada pelo grupo de jovens da Paróquia, o Gaudete. Muita gente esteve e participou nesta solene eucaristia de Pentecostes. Veio gente amiga e colaboradora de Tomar, Ronfe (Guimarães), de Ovar, Maceda, e outras terras.
Na sua breve homilia, o P. Adelino Ascenso, salientou a nota característica deste Dia de Pentecostes: Veio o Espírito Santo; nasceu a Igreja; por isso está de parabéns. O Povo do Japão diria isso mesmo: “Parabéns!”. Hoje a Igreja celebra na alegria e comunica a Cristo o Seu Evangelho. E fala ao coração. A linguagem do coração é a que todos entendem muito bem, mesmo falando línguas diferentes. Se não falarmos ao
coração, em vão pretenderemos anunciar Cristo.
No final da celebração, houve o envio para a Missão além-fronteiras de dois jovens: o Fábio dos Jovens Boa Nova, natural de Cucujães, e o Zé Manel, quer quer ser sacerdote missionário, natural de Viseu. O primeiro vai para Moçambique, juntar-se ao grupo que está no Chibuto e o segundo vai para Angola, fazer um ano de introdução à vida missionária.
A festa continua pela tarde adiante, animada pelo P. Augusto Farias, apresentador, pelo grupo etnográfico de Ronfe, pelo P. Marques Duval (sacerdote da diocese de Aveiro), com os seus truques e magias, por um grupo musical de Cucujães e pelo P. Luís Vieira, missionário da Diocese do Porto, freguesia de Vila Boa do Bispo. Foi uma tarde de música e muita alegria missionária. No final, houve ainda o sorteio da campanha Coração a Coração.
Foi uma tarde bem passada em favor da Missão e dos seus projectos…Sem esquecer o principal projecto é o de Cristo: todos ao trabalho para que hajam muitas vocações para a Missão. Sem isto, parece-me, a mim cronista desta que vos sirvo, que não há festa que nos valha.
Parabéns a todos, e viva a Festa!...Dizem as boas línguas que para o próximo ano há mais. Mas durante o decorrer do ano é para continuar. A Festa da Missão deve ser acto contínuo. Não pode esmorecer.

Em frente e continuação de Bom ano missionário. E já agora, para não esquecer, continuamos a Festa com Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, no Santuário de FATIMA, em 20 e 21 de Junho

Comentários

Mensagens populares