GRECIA Reunião do Eurogrupo termina sem acordo para a Gréci

GRECIA
Reunião do Eurogrupo termina sem acordo para a Grécia
por B.C. com Lusa 22.06.2015
Fotografia © REUTERS
Encontro demorou pouco mais de uma hora. Cimeira dos líderes dos países da zona euro mantém-se apesar de os ministros das Finanças não terem chegado a qualquer acordo.
A reunião do Eurogrupo terminou hoje sem acordo e os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se nos próximos dias para debater novas propostas gregas, anunciou o comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis.
O encontrou não chegou a demorar duas horas, o que poderá ser um sinal de reduzidos progressos nas negociações. Apesar de se manter a cimeira que junta, esta noite, os líderes dos países da zona euro, esvai-se assim a possibilidade de ser assinado neste encontro um acordo com Atenas para a extensão do resgate grego, uma vez que os ministros das Finanças não conseguiram sair do impasse.
Dombrovskis declarou que o Eurogrupo irá reunir novamente ainda esta semana e que as propostas apresentadas pela Grécia são um avanço, mas é necessário mais trabalho em conjunto com as instituições internacionais.
Em conferência de imprensa após a reunião, o presidente do Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem confirmou que a Grécia submeteu novas propostas mas que será necessário mais tempo para que sejam devidamente analisadas. "Se possível, usaremos as novas propostas gregas como base para um acordo. Se tudo correr bem, poderemos chegar a um acordo no final desta semana", acrescentou Dijsselbloem.
O presidente do Eurogrupo confirmou ainda que a Grécia enviou duas propostas aos credores internacionais, uma na noite de domingo e outra na madrugada de segunda-feira. Contudo, as versões eram semelhantes e não estiveram na origem de qualquer confusão antes da reunião dos ministros das Finanças da zona euro, garantiu Dijsselbloem.


Comentários

Mensagens populares