SMBN FATIMA Sociedade Missionária da Boa Nova assinalou efemérides

SMBN
FATIMA  Sociedade Missionária da Boa Nova assinalou efemérides
 
A Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN) realizou a peregrinação anual ao Santuário de Fátima, inspirada pelo lema ‘seguir para a outra margem onde a missão continua’, assinalando “três efemérides importantes”.


Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a SMBN revela que se celebraram os seus 85 anos de vida, o cinquentenário da peregrinação anual ao Santuário de Fátima e as bodas de ouro sacerdotais dos dez membros da Sociedade Missionária “cuja ordenação teve lugar por ocasião da primeira peregrinação, no dia 10 de Junho de 1965”.
A peregrinação, no sábado e domingo, começou com uma sessão comemorativa no Centro Paulo VI com animação musical, representação evangelizadora do grupo ‘Jovem Levanta-te’ e uma “evocação histórica SMBN” onde os homenageados testemunharam as “dificuldades inerentes à missão” durante a “descolonização e guerra civil”, explica o padre Jerónimo Nunes.
“Puderam partilhar alegrias e tristezas, angústias e esperanças que foram acumulando durante este meio século de vida intensa ao serviço do outro”, assinala o membro da direção geral da Sociedade Missionária da Boa Nova.
Na Eucaristia, o superior geral da SMBS sublinhou a necessidade de um “verdadeiro encontro de coração a coração”.
“Tal como Maria, também nós sentimos a necessidade de pormos o nosso coração nos encontros que vamos tendo ao longo da nossa peregrinação pela vida, de envolvermos a nossa saudação em calor humano, de recebermos e darmos uma carícia maternal”, analisou o padre Adelino Ascenso.
Do programa do segundo dia da peregrinação anual da Sociedade Missionária da Boa Nova ao Santuário de Fátima destaca-se a Via Sacra aos Valinhos, “um dos pontos altos com a presença ativa de centenas de participantes”, e a Eucaristia presidida pelo bispo de Aveiro.
“Qual é o nosso nível de fé, de aceitação da pessoa de Jesus na nossa vida?”, é para D. António Moiteiro uma pergunta a fazer diariamente e alertou ainda que não se deve colocar “limites à conduta virtuosa” uma vez que a “exigência de Jesus é muito concreta”.
O prelado destacou também a encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, e afirmou que “é possível um estilo de vida que eduque para um mundo novo”, por isso, todos devem estar preparados “para a outra margem, onde a missão continua”.
A Sociedade Missionária da Boa Nova tem atualmente 106 membros que trabalham em Portugal, Moçambique (desde 1937), Angola (desde 1970), Brasil (desde 1970), Zâmbia (desde 1980) e Japão (desde 1998).
Inicialmente denominada Sociedade Portuguesa das Missões Católicas, foi fundada pelo Papa Pio XI, em 1930, respondendo ao apelo dos bispos portugueses.
Esta é uma Sociedade de Vida Apostólica exclusivamente missionária, que depende da Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano.
CB/OC

Comentários

Mensagens populares