VIDA CONSAGRADA COMUNIDADE frescura, acolhimento e comunhão Por ARMANDO SOARES

VIDA CONSAGRADA
COMUNIDADE frescura, acolhimento e comunhão                             
Por ARMANDO SOARES
O Papa encontrou-se em Roma com os participantes no III Encontro Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades a decorrer sob o tema: “A alegria do Evangelho, uma alegria missionária”. Na sua intervenção, Francisco abordou três aspectos fundamentais para a vida destes movimentos.

Em primeiro lugar, preservar a frescura do carisma, já que a novidade das experiências destes movimentos “não consiste nos métodos e nas formas, mas na disposição em responder com renovado entusiasmo ao chamamento do Senhor.” Certa congregação chegou a ter um número mínimo de membros porque seu carisma de fundação estava a não existir. Refiro-me à instituição eclesial para resgate dos escravos. Abolida a escravatura que iriam fazer esses membros, se não havia escravos tal como na fundação do instituto, para resgatar?! Perante a inutilidade, houve a coragem de encontrar um novo campo. Afinal uma nova escravatura aparecia na sociedade. Lançam-se a esse novo trabalho com um novo fervor e audácia, e de novo o instituto ocupou o lugar que lhe estava destinado e com novo vigor. E na fidelidade ao carisma do fundador. Muitos institutos estiolam por falta de criatividade dos seus membros.

Em segundo lugar, o Santo Padre referiu-se ao modo de acolher e acompanhar os homens do nosso tempo, em particular os jovens e exortou todos a resistirem à tentação de se substituírem à liberdade das pessoas, dirigindo-as sem esperar que cresçam realmente”. Hoje ainda há gente à caça de vocações nas catequeses ou nas escolas. Mas já os seminários menores fecharam portas e são casas abandonadas. Não é fácil enganar um adulto, quanto mais uma criança. Eles é que vêem se vale ou não a pena ser padre ou missionário. Pelos exemplos que lhes passam pelos olhos, E pelo tratamento mais ou menos humano ou desumano que lhes dão no Seminário, sobretudo quando lhes bate à porta a doença ou a velhice. Também não se deixam enganar. Mostremos que serão tratados com carinho. E que não lhes falte o apoio espiritual e material conveniente. A letra pouco interessa. Pode ser traiçoeira. Podem os artigos das constituições serem os mais bonitos, mas eles querem ver e constatar a realidade. E até podem conhecer casos concretos em que essas regras foram ludibriadas e os doentes e idosos pura e simplesmente maltratados na sua dignidade humana, sacerdotal ou missionária. Acolher e acompanhar os jovens e todos nas suas dificuldades e na sua integral dignidade corpo-alma é fundamental. É a única via evangélica.

Por último, pediu o Papa pediu aos participantes no III Encontro Mundial dos Movimentos Eclesiais e das Novas Comunidades para não esquecerem que o bem mais precioso é a comunhão, a “graça suprema que Jesus conquistou na Cruz”, e que esta não pode existir num movimento ou numa comunidade se não se integra na comunhão maior que é a nossa Santa Madre Igreja.

Em todos os movimentos eclesiais e comunidades há-de ser visível e sensível o ambiente de comunhão. Para isso é necessário afastar de cada membro todo o espírito de ciúmes, de ódios, de má vontade, de desarmonia, ou de dor de cotovelo, de intrigas, de fofocas, de destruição do outro porque nos incomoda ou porque é mais inteligente , ou porque foi para a universidade (e por isso estudos e um tratamento especial. É certos que todos têm lugar na comunidade mas respeitando integralmente sua riqueza, sua capacidade e seu direito a ser igualmente bem tratados. A  vida da comunidade tem de ser vivida mais com o coração, no sentido bíblico, do que com a inteligência. Comunidade com divisões ou comunidade sem amor – é uma aberração, uma contradição -  nem sequer pode ser abençoada por Deus.





Comentários

Mensagens populares