GRÉCIA Eurogrupo de sábado é para "forçar" acordo com a Grécia

GRÉCIA
Eurogrupo de sábado é para "forçar" acordo com a Grécia
por João Francisco Guerreiro, em BruxellesO presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem,
com o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufa




Fotografia © REUTERS/Philippe Wojazer 25.06.201O presidente do Eurogroupo, Jeroen Dijsselbloemcom o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufaki  Fotografia © REUTERS/Philippe Wojazer
Ao contrário das "tragédias gregas, que sempre marcaram a história da Grécia, neste caso haverá um final feliz", disse o presidente do Eurogrupo, Donald Tusk.
No sábado, os ministros das finanças vão procurar identificar quais são os pontos comuns entre a proposta dos credores e o documento de 11 páginas enviado pelo executivo de Atenas, no início da semana e tentar encontrar pontos comuns, com vista a "forçar" um acordo, disse fonte europeia ao DN.
Se for possível um acordo, a Grécia conseguirá verba para evitar o incumprimento. Disse fonte da troika ao DN que "o ponto" é que o acordo permite o desembolso imediato da parcela de 1900 milhões de euros, da parte do eurosistema, no resgate, uma vez que o desembolso deste montante não carece da aprovação dos parlamentos nacionais.
À chegada à cimeira europeia, em Bruxelas, Alexis Tsipras voltou a manifestar o optimismo em torno de um acordo, tendo em conta "as propostas abrangentes" da Grécia.
"A História da Europa está cheia de desacordos, negociações e compromissos. Após as propostas gregas abrangentes, estou confiante de que vamos chegar a um compromisso que vai ajudar a zona do euro e a Grécia a superar a crise", afirmou Tsipras.

Também com um discurso positivo, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, frisou que ao contrário das "tragédias gregas, que sempre marcaram a história da Grécia, neste caso haverá um final feliz".

Comentários

Mensagens populares