CONDUÇÃO Conduzir bem é uma arte (Enviado para C.L. de JN mas não publicado)

CONDUÇÃO Conduzir bem  é uma arte  por ARMANDO SOARES (Enviado para C.L. de JN , em 06.05, mas não publicado)

 Celebra-se no dia 05 de Maio de cada ano o Dia Mundial do trânsito  e da cortesia ao  volante. Este dia tem como objectivos: lembrar aos condutores que devem conduzir segundo as regras, em segurança própria e dos outros, de modo a evitar os acidentes viários e que devem também agir com cortesia.
Hoje em dia as pessoas andam sempre apressadas para ir trabalhar, depois de deixarem os filhos na escola, ou vão para algum sítio onde deveriam estar e já vão atrasadas para compromissos assumidos , e é preciso recuperar passando por cima dos outros e não cumprindo as regras de condução.
Não param nas passadeiras, não respeitam prioridades nem limites de velocidade e fingem até que não vêem as pessoas que estão na passadeira para atravessar.
Deste modo, nalguns países é elevada a taxa de sinistralidade. Mas Portugal não fica de fora pois a taxa de desastres rodoviários é grande apesar das “Operações” várias lançadas pela Polícia em tempos de maior movimento.
Este dia é para sensibilizar os condutores para serem seguros,  para respeitarem sua vida e dos outros: se beberem não conduzam, reduzam os acidentes  pois são uma das grandes causas de morte e de pessoas deficientes. Ainda neste dia um condutor, saindo da sua faixa de rodagem, foi colher um grupo de peregrinos que iam para Fátima a pé, em Cernache de Coimbra,  indo devidamente assinalados e no seu devido lugar, matando cinco e mais feridos. Mortágua sofreu com esta tragédia. Um automóvel não é uma carroça!
Há além disso condutores que enervam sendo grosseiros com os outros gritando, chamando nomes, falando mal, ameaçando.  São agressivos e mostram sua falta de educação.
Conduzir é uma arte de muita responsabilidade que  exige paciência, autodomínio e cortesia. Há que respeitar a própria vida, a dos passageiros, a de todos os que têm direito a andar estrada. Segundo o código das estradas.
Conduzir bem é uma arte e um dever! AS/SELMI


Comentários

Mensagens populares