EGIPTO Egito condena 11 homens à morte por tumulto que matou 74 em estádio de futebol

EGIPTO
Egito condena 11 homens à morte por tumulto que matou 74 em estádio de futebol
Pelo menos mil pessoas ficaram feridas no motim de 2012. Muitos dos mortos foram esmagados
O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
09/06/2015 7:41 / ATUALIZADO 09/06/2015 8:19

Partida em fevereiro acabou em briga entre torcedores e policiais:
ao menos 74 pessoas morreram e outras mil ficaram feridas
 - Reuters
 Um tribunal egípcio condenou nesta terça-feira 11 homens à morte por participação no pior caso de violência em estádios de futebol no país, em que 74 torcedores morreram e pelo menos 1.000 ficaram feridos, em 2012.
Muitos dos mortos foram esmagados quando torcedores em pânico tentavam deixar o estádio Port Said após uma invasão ao campo de simpatizantes do clube al-Masry. Outros caíram ou foram jogados das arquibancadas, de acordo com testemunhas presentes no momento. A violência provocou distúrbios na capital, Cairo, onde outras 16 pessoas morreram.
O veredicto veio como parte de um novo julgamento de 73 réus no caso. Outros 40 acusados foram condenados a até 15 anos de prisão e outros foram inocentados. O tribunal, que teve a sessão televisionada, condenou um dos homens à revelia. Os condenados podem recorrer contra os veredictos.
Vários policiais foram julgados no caso. Nenhum estava entre aqueles que receberam sentenças de morte, mas o ex-chefe de segurança do Port Said foi condenado a cinco anos de prisão. Durante a violência, o então presidente Mohammed Mursi declarou estado de emergência na cidade.
O juiz referiu a sentença de morte em abril ao grão-mufti do Egito, a maior autoridade religiosa do país, em um passo exigido pela lei para condenações em casos da pena capital. A opinião do mufti não é obrigatória e não é pública.
Episódios de violência são comuns em partidas de futebol no Egito. Os times no incidente de Port Said, al-Masry e al-Ahli, são rivais de longa data. Testemunhas disseram que o tumulto começou após fãs do al-Ahli usarem cartazes insultando os oponentes, que ganharam a partida por 3 x 1.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/egito-condena-11-homens-morte-por-tumulto-que-matou-74-em-estadio-de-futebol-16387304#ixzz3cbRLhOWw 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Comentários

Mensagens populares