SIRIA A cidade histórica de Palmira, com mais de dois mil anos de existência, foi transformada num campo de minas

SIRIA
A cidade histórica de Palmira, com mais de dois mil anos de existência, foi transformada num campo
Agência Lusa
 Militantes do grupo Estado Islâmico (EI) colocaram minas terrestres e explosivos junto das antigas ruínas da cidade de Palmira, na Síria, disse hoje uma fonte à agência AFP, garantindo que o objetivo desta ação “não era claro”.
Um dos responsáveis do departamento de antiguidades da Síria, contactado por telefone, a partir de Damasco, disse à AFP que tinha recebido informações e relatos de moradores da cidade de Palmira sobre a colocação de explosivos nessa zona.
Por sua vez, o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, que tem uma rede de fontes no terreno, garantiu que, no sábado, foram colocadas minas e explosivos junto às ruínas de Palmira, na província central de Homs, na Síria.
“Não se sabe se o objetivo é fazer explodir as ruínas ou impedir que as forças leais ao regime Sírio possam avançar para a cidade”, disse o diretor do observatório, Rami Abdel Rahman.
De acordo com este responsável, as forças do regime lançaram ataques aéreos contra a parte residencial de Palmira nos últimos três dias, tendo matado pelo menos 11 pessoas.
“As forças do regime trouxeram reforços para a periferia de Palmira nos últimos dias, que indicam que podem estar a planear uma operação para retomar a cidade”, concluiu.
Palmira é famosa pelas suas vastas e bem preservadas ruínas greco-romano e está nas mãos dos rebeldes do grupo Estado Islâmico desde maio deste ano.











Comentários

Mensagens populares