GRECIA Donativos para salvar a Grécia já passam os 200 mil euros

GRECIA
Donativos para salvar a Grécia já passam os 200 mil euros

Está a decorrer, desde esta segunda-feira, 29 de Junho, uma campanha de crowdfunding para angariar os 1,6 mil milhões de euros que a Grécia deve ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Criada pelo britânico Thom Feeney na plataforma indiegogo, a campanha - chamada "Greek Bailout Fund" (Fundo de resgate grego) - apela a todos os europeus que contribuam com o que quiserem para ajudar o povo grego a pagar a totalidade da dívida e resolver a crise de uma vez por todas.
"Toda esta indecisão sobre a Grécia já está a começar a chatear. Os ministros europeus andam a contrair-se todos sobre se devem ou não ajudar o povo grego. Porque é que não somos nós, o povo, a ajudá-los?", escreveu Thom no Indiegogo. "A União Europeia tem 503 milhões de pessoas e se todas elas derem uns poucos euros conseguimos resolver o problema e, esperemos, pô-los no bom caminho. Simples."
Tal como qualquer campanha de crowdfunding, há prémios consoante cada donativo, e até estes tentam ajudar a economia grega. Quem doar três euros, por exemplo, recebe uma fotografia (postal) de Alexis Tsipras, quem der 25 recebe uma garrafa de vinho, e há até viagens para dois, se for generoso o suficiente para doar cinco mil euros. Tudo produtos feitos na Grécia e que serão enviados a partir do país. Se doar um milhão, recebe apenas a "gratidão" do povo grego.
A campanha não é uma piada, explica o próprio na descrição, e o dinheiro "será entregue ao governo grego, ou ao povo, se este o quiser aceitar". Mas para isso o contador que marca quanto é que já foi financiado terá de chegar aos 100%. Caso contrário, o dinheiro volta para quem o doou e a Grécia não recebe nada.

Certo é que a campanha está a fazer furor e em menos de 24 horas, já foram angariados cerca de 200 mil euros, doados por mais de treze mil pessoas. E o montante está a crescer rápido, dado que esta manhã o valor recolhido situava-se nos 35 mil euros. A campanha termina no próximo domingo, 5 de Julho, dia para o qual está marcado um referendo ao povo grego para saber se aceitam ou não a proposta da troika.

Comentários

Mensagens populares