PORTUGAL DESEMPREGO em Portugal abaixa até 13% em Abril

PORTUGAL
DESEMPREGO  em Portugal abaixa até 13% em Abril
EFE /Arquivo  2 Junho 2015
A taxa de desemprego em Portugal melhorou no mês de abril e reduziu-se até 13%, dois décimos menos que em março e 1,6 pontos inferior à apresentada pelo país há apenas um ano.
Várias pessoas à porta de um centro de emprego de Sevilha. EFE/ Arquivo.
Segundo os dados provisórios sobre emprego divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), perto de 667.000 portugueses encontram-se desempregados, 11.000 menos que os registados no mês de março.
Estes números, ajustados para corrigir os efeitos da estacionalidade, mostram uma evolução positiva que coincide com a recuperação económica do país, que espera crescer em 2015 pelo segundo ano consecutivo -após três anos seguidos em recessão- em torno de 1,6%.
As estatísticas oficiais refletem que o número de desempregados é menor que há um ano, quando eram cerca de 755.000 os portugueses no desemprego, e também são melhores respeito ao mês de janeiro, quando mais de 700.000 pessoas estavam inscritas como litigantes de trabalho.
Quanto à taxa de desemprego juvenil (entre 15 e 24 anos), esta situou-se em abril nos 31,2%, mais de um ponto abaixo dos dados de março e cinco pontos inferior aos números de há um ano.
O governo luso, de índole conservadora, colocou a luta contra o desemprego como um dos objetivos prioritários deste ano e reconheceu que é necessário acelerar a redução do desemprego.
No entanto, a taxa média de desemprego em Portugal durante o ano 2014 caiu até 13,9%, 2,3 pontos menos que um ano antes.

A população ativa portuguesa estima-se em mais de 5,15 milhões de pessoas num país com um total de 10,5 milhões de habitantes.EFE

Comentários

Mensagens populares