Vaticano Papa critica níveis de «fome» num mundo «com recursos para todos»

Vaticano 
Papa critica níveis de «fome» num mundo «com recursos para todos»

Na missa de abertura da 20.ª assembleia geral da Cáritas Internacional que decorreu, em Roma, o Papa Francisco pôs em destaque ( no dia 12.05),  a urgência da Igreja Católica continuar a apoiar em todo o mundo as populações vítimas da pobreza, da fome, da desigualdade social e da violência.
Celebrando na Basílica de São Pedro, Francisco recordou as “muitas pessoas” que actualmente só esperam que haja “comida suficiente”, isto num mundo "com recursos para todos” mas onde “há falta de vontade em partilhá-los com todos”.
Para o Papa argentino, a Igreja Católica, através de instituições como a Cáritas, deve “fazer tudo o que está ao seu alcance para que todos tenham de comer” e “recordar aos poderosos da Terra que um dia serão sujeitos ao julgamento de Deus”.
Na homilia enviada à Agência ECCLESIA pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco sublinhou a necessidade de ajudar as pessoas que em todo o planeta estão a ser alvo de “injustiças intoleráveis, privadas com violência seja do alimento corporal ou espiritual, expulsas das suas casas e igrejas, tantas vezes destruídas”.
Nesse sentido, recordou aos responsáveis das diversas Cáritas mundiais presentes em Roma - incluindo o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca - o mandato do Evangelho, que “quando é acolhido e anunciado, desafia a lavar os pés e as feridas dos que sofrem e a preparar uma mesa para eles”.
“Quem vive a missão da Cáritas não é um simples agente, é uma testemunha de Cristo. Uma pessoa que procura Cristo e se deixa procurar por ele, uma pessoa que ama com o espírito de Cristo, um espirito de gratuidade, de entrega. Todas as nossas estratégias e planos serão vazios se não levarmos em nós este amor”, alertou.
A 20.ª Assembleia Geral da Cáritas Internacional, que vai decorrer até domingo em Roma,  tem como tema “Uma só família humana, a Cuidar da Criação”.
Ao longo dos próximos cinco dias, estará centrada na elaboração da estratégia de ajuda humanitária até 2019, no contexto de 164 países.
Indo ao encontro das celebrações em memória das Aparições de Nossa Senhora, que vão decorrer dias 12 e 13 maio em Fátima, o Papa encomendou o sucesso dos trabalhos da assembleia a Maria, que “apareceu na Cova da Iria para anunciar a vitória sobre o mal”.
“Que com tão grande apoio não tenhamos medo de continuar a nossa missão”, concluiu.
Sob a coordenação do cardeal hondurenho Óscar Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional, o encontro na capital italiana vai ainda servir para a Cáritas "eleger novos dirigentes” para os próximos anos.
Na antecâmara para a assembleia, D. Óscar Maradiaga chamou a atenção da importância da iniciativa enquanto ponto de partida para a partilha “de uma grande quantidade de culturas e experiências”.

“Uma diversidade de ideias” que, segundo o responsável católico, “poderá ajudar e muito a encontrar novas formas de “amenizar o sofrimento dos mais pobres”. JCP | AE  in Voz da Missão Junho 2015

Comentários

Mensagens populares