CUCUJÃES SEMINÁRIO DE CUCUJÃES Há 85 anos “Casa das Missões

CUCUJÃES 
SEMINÁRIO DE CUCUJÃES
Há 85 anos “Casa das Missões”

 Diretor: Artur de Matos


Para a maioria da população católica
das redondezas da Vila de Cucujães
(redondezas que ultrapassam, e
muito, os limites geográficos dos concelhos de
Oliveira de Azeméis, de Santa Maria da Feira,
de Arouca, de Ovar, de Vale de Cambra, de
Estarreja, de Albergaria a Velha, da Murtosa, de
Espinho e, até, de Gaia) ir ao “Couto de Cucujães”
é ir “às missões”. Desde 1930!
De facto, o antigo mosteiro beneditino, que
remonta aos primórdios da luta pela independência de Portugal, transformou-se, em 1923, em Colégio das Missões, formando missionários seculares (de cariz diocesano) para evangelização das colónias portuguesas de então.Dois dos alunos célebres deste tempo, saídos deste Colégio, foram D. Manuel Nunes Gabriel,que foi Arcebispo de Luanda e D. José dosSantos Garcia, primeiro Bispo de Porto Amélia(hoje Pemba, Moçambique). Este Colégio das Missões fazia um todo com o Real Colégio dasMissões de Cernache do Bonjardim e o Colégio as Missões, no Convento de Cristo em Tomar. 
Estes três Colégios dariam origem aos três Seminários das Missões da Sociedade Missionária,fundada porPio XI em 1930. Neste ano, os alunos do Colégio, que optaram por entrar no novo Instituto, foram os pioneiros da nascente Sociedade Portuguesa das Missões Católicas. Desde aí, o Seminário das Missões de Cucujães. Foi referência do ímpeto missionário da Igreja Em Portugal. Já antes, desde 1923 a 1929, D.
Teotónio Vieira de Castro, Bispo de Meliapor e Superior dos Colégios das Missões dera um impuls  notabilíssimo à animação missionária do povo português. Sucederam-lhe no comand  da nascente Sociedade D. João Evangelista de Lima Vidal e D. Manuel Ferreira da Silva, que, de Cucujães,§ onde motravam, irradiaram po  todo o País, a chama das “missões”. Em pouco TEmpo, o Seminário de Cucujães identificava-se  com os “Padres de Cucujães e o povo cristão identificava Cucujães com as Missões. Durante muitos anos, falar em Seminário das Missões E ra falar em Cucujães. Ainda hoje, o único Seminário das Missões (com este nome oficialmente reconhecido e confirmado nas buscas do Google) é o de Cucujães junto com os de Cernache e Tomar) Nestes 85 anos de vida fecunda, o Seminário continua a ser um centro de irradiação missionária que, longe da pujança dos tempos dos, conserva, porém, com o empenho e a colaboração de muitos, a chama acesa de um sempre novo impulso evangelizador dentro e fora das fronteiras lusas. Que sirva até servir! In BOA NOVA Julho 2015 p.3.

Comentários

Mensagens populares